Fonoaudiologia

A sucção é uma das funções de boca mais importante para o desenvolvimento do bebê! Sendo a primeira forma do bebê se alimentar, prepara também os orgãos fonoarticulatórios para outras funções importantes como a mastigação e a fala articulada de forma correta.

Hoje encontramos uma consciência maior por parte da população e da área da saúde em geral, sobre a importância da orientação correta para o início da alimentação do bebê, que é o início da verdadeira Ortodontia Preventiva. Mamar no seio materno, fazer uso da chupeta de forma bem indicada, orientada e controlada, iniciar alimentação pastosa ou amassada ou passada na peneira, são alguns pontos importantes a serem conhecidos. Mas isso só não basta!

Esforços têm que ser feitos para que a respiração dos bebês seja nasal. Os grandes centros, muitas vezes com nível de poluição elevado, favorecem o desenvolvimento de rinites alérgicas e o desenvolvimento de patologias transitórias com muita freqüência. Todo cuidado para que sejam detectados quaisquer alterações no desenvolvimento respiratório de forma precoce é importante.

A amamentação natural, sabemos ser a ideal. Mas nem sempre isso é possível! Nessa situação, quando a condição única de nutrição do bebê for a amamentação com mamadeira, que seja ela feita com o uso de um bico de mamadeira adequado com o “furo” original do fabricante. Não se deve jamais aumentar o furo do bico da mamadeira. Isto faria com que o fluxo do leite fosse maior e a criança não precisaria realizar esforço neuromuscular adequado. O tônus muscular ideal das estruturas neuromusculares bucais se dá com a sucção vigorosa e rítmica!

Entendemos então que enxergar a criança como um todo e quando necessário orientar e ou tratar multidisciplinarmente seja uma exigência atual e lógica.*

* Vera Terra