Dentição decídua

O Dente decíduo, dentição decídua, dentição de leite, dentição temporária , dentição infantil, primeira dentição ou dente-de-leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de humanos e outros mamíferos.

Os dentes decíduos começam sua formação na sexta semana de vida embrionária. A partir do sexto mês de vida extra-uterina, inicia-se o processo de erupção dentária, sendo os incisivos inferiores os primeiros dentes a irromperem. Em seqüência de erupção, os incisivos centrais e laterais superiores com um intervalo aproximado de dois meses.

Os dentes-de-leite, são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, para que ocorra uma boa mastigação.

Os dentes decíduos para irromperem devem rasgar a gengiva e isto dói. A criança fica inquieta e até irritada.  Os sintomas mais comuns são diarréia e febre que não deve ultrapassar dos 37,5 graus. Caso isso ocorra, as causas da febre podem não estar relacionada aos dentes, e sim, a outro problema. Nestes casos converse com o pediatra. O nascimento dos dentes também provoca coceira na gengiva, portanto, é comum que as crianças levem muito a mão na  boca para massagear a área, o que facilita uma contaminação que pode resultar em diarréia. A dedeira pode ser usada como massageador, além de mordedores que podem ser resfriados em geladeira para que o bebê sinta alívio ainda maior.

Nem sempre essa ligação aumentada do bebê indica que os dentinhos vão nascer. Por volta dos seis meses, muitas crianças apresentam a maturação das glândulas salivares, com conseqüente aumento do fluxo salivar coincidindo com época de erupção dos dentes de leite. Nessa idade os bebês ainda não têm o reflexo de engolir, o que causa uma “babação” danada.

Com o nascimento dos dentes, procuram alguma coisa para morder  Um mordedor de borracha ou silicone, resfriado em geladeira,  alivia temporariamente esse incomodo.