Alterações da fala

A fala consiste na produção de sons através da interrupção ou bloqueio da corrente de ar que vem dos pulmões, ocasionada pelos movimentos dos lábios, língua e palato mole.

Na amamentação natural estimula-se fortemente a ponta da língua, além de exercitar sua elevação para a parte anterior e superior da parte interna da boca.

Falar corretamente pronunciando bem as palavras  e  evitar os excessos de diminutivos com as crianças, desde quando bebês, é essencial para que elas adquiram um bom modelo.

Fique atento à audição do seu filho ao menor sinal que ele não esteja escutando ou reagindo os sons, procure um médico ou um fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo frente a um respirador bucal funcional com alteração da oclusão (mordida aberta ou cruzada), tem como principal objetivo, restabelecer a função respiratória, adequando ou minimizando alterações quanto ao tônus muscular de lábios, língua e bochechas, proporcionando um vedamento labial mais adequado.

As alterações na fala devem ser encaradas sobre um prisma amplo pela complexidade e diversificação de sinais e sintomas devendo ser assistidas por uma equipe multidisciplinar, para garantir o correto diagnóstico e tratamento mais adequado. *

* Weckx, M.L.L