Destaques — 27 março 2015
Radiologia na primeira infância

A Radiografia ainda é o exame complementar mais importante para o diagnóstico em odontologia, sendo sempre associada à anamnese e ao exame clínico.

Ainda que as radiografias sejam imprescindíveis para um tratamento mais seguro e um diagnóstico mais eficaz, não devem ser realizadas indiscriminadamente para todos os pacientes, mas somente quando forem indicadas e quando puderem fornecer informações úteis. No caso da primeira infância, devem ser feitas tomadas radiográficas somente das regiões em que há problemas e provável necessidade de intervenção terapêutica.

Na odontopediatria, de modo geral, para se obter uma boa radiografia, é necessária a cooperação da criança associada a uma adequada e correta técnica radiográfica, a qual exige certa habilidade do profissional. No entanto, em crianças de tenra idade, ou seja, na primeira infância, os aspectos técnicos e psicológicos são totalmente diferentes. Logo, a técnica tem de estar adequada à criança tanto do ponto de vista físico quanto do emocional.

É muito importante que sejam efetuadas as condutas de proteção contra radiação, especialmente em crianças, pois, quanto mais jovem forem, maior será a possibilidade de terem  tecidos lesados pelos efeitos nocivos das radiações. Portanto, o profissional deve observar as seguintes medidas práticas para diminuir a quantidade de radiação recebida pelo paciente:

- Usar filme ultrarrápido, diminuindo o tempo de exposição

- Usar a técnica adequada, para evitar repetições

- Somente radiografar pacientes de controle quando for extremamente indicado

- Usar avental de chumbo e protetor de tireoide na criança

Para o profissional e os auxiliares ou responsáveis que estiverem presentes no local da tomada radiográfica, o uso do avental de chumbo é imprescindível.

* Fonte: Walter; L.R.F, Lemos; L.V.F.M, Myaki; S.I, Zuanon; A.C.C., Manual de odontologia para bebês -2014 
Editora: Artes Médicas – págs. 76 e 77.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>