Destaques — 12 novembro 2014
Tipos de traumatismos dentários e tratamento

Concussão

Ocorre o rompimento de algumas fibras do ligamento periodontal, com pequenas áreas de hemorragia e edema. Não há sangramento visível, nem deslocamento ou mobilidade dental.

Tratamento:  repouso da área e limpeza com gaze e solução antisséptica, até ser possível retornar a escovação dental (normalmente em 1 semana).

 

Subluxação

Ocorre rompimento de um número maior de fibras do ligamento periodontal, aumentando as áreas de hemorragia e edema. Logo após o trauma, pode ser observado o sangramento pelo sulco gengival. Não há deslocamento do dente, mas pode haver uma leve mobilidade dental.

Tratamento: repouso da área e limpeza com gaze e solução antisséptica, até ser possível retornar a escovação dental (normalmente em 1 semana).

subluxacao

Luxação Intrusiva

É o deslocamento do dente para dentro do seu alvéolo ósseo, com compressão das fibras do ligamento periodontal, e em alguns casos ocorre fratura do osso alveolar. A intrusão pode ser parcial ou total, chegando a desaparecer totalmente a parte da coroa dental da cavidade bucal, dando a impressão de que o dente caiu da boca (avulsão).

Tratamento: repouso da área e limpeza com gaze e solução antisséptica, até ser possível retornar a escovação dental (normalmente em 1 semana). Normalmente o dente intruído  tem capacidade de reerupção, principalmente o dente decíduo. A erupção inicial ocorre nos primeiros 15 dias, mas o aparecimento de toda a coroa na cavidade bucal pode demorar até dois meses. Caso o dente intruído tenha esmagado e inviabilizado um grande número de fibras do ligamento periodontal ou fraturado o osso alveolar, não será possível a sua reerupção, sendo indicada a extração do dente.

Imagem2Avulsão

É o deslocamento total do dente para fora do seu alvéolo, devido ao rompimento de todas as fibras de ligamento periodontal. Pode ocorrer fratura do osso alveolar e laceração gengival.

Tratamento para os dentes decíduos: normalmente, o reimplante (colocação do dente dentro do seu alvéolo) não é realizado em dentes decíduos por falta de condições essenciais para que se obtenha resultados satisfatórios (tempo decorrido do traumatismo, meio de estocagem do dente, condições para realizar a contenção, entre outras) e principalmente pelo risco de lesar o germe do dente permanente.

Avulsão 61

Para a reabilitação do paciente, é indicada a prótese removível específica para a criança (aparelho mantenedor de espaço estético funcional removível), mas é difícil sua indicação em pacientes menores de três anos de idade, pois o paciente precisa ter todos os dentes decíduos erupcionados na cavidade bucal para servir de apoio da prótese, ter espaço na oclusão (área da mordida) e maturidade emocional para usar um aparelho móvel. Os dentes decíduos avulsionados podem ser guardados para serem colocados na prótese removível, quando a criança tiver maturidade para utilizá-la.

Caso o paciente não seja reabilitado, pode ocorrer perda de espaço. Além disso, há comprometimento da estética, que muitas vezes não é notada pela criança de pouca idade, mas solicitada pelos responsáveis. Dependendo da maturidade emocional da criança e do número de dentes perdidos, pode interferir em sua qualidade de vida.

Outra forma de reabilitação é o uso de prótese fixa específica para a criança, chamada de prótese fixa funcional, ou prótese de Denari. Essa prótese é fixa e cimentada aos dentes vizinhos da perda dental, e acompanha o crescimento da maxila da criança. O controle radiográfico é imprescindível para avaliar o momento de erupção do dente permanente e determinar o momento oportuno para a remoção da prótese. No entanto, também não são indicadas para todos os casos. O paciente precisa ter os dentes vizinhos erupcionados, sem comprometimento no trauma, a oclusão não pode ser muito profunda e não pode haver muito espaço entre os dentes.

Fonte: Wanderley; M.T, Coutinho; L., Marques; J.L.L – Traumatismos dentários na criança e no adolescente; Livro: Odontopediatria 
para o Pediatra; Ed. Atheneu - 2013

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>