Destaques — 01 outubro 2014
Hábitos Bucais Deletérios

A sucção é um ato fisiológico necessário, e como tal precisa ser respeitado. Ela é tão essencial, que mesmo os fetos succionam intitiva e energicamente a língua, os lábios e os dedos, de modo que essa função já está plenamente desenvolvida ao nascimento.

Bebe no utero

 

A amamentação no seio materno significa para a criança alimentação, aumento da resistência a doenças, equilíbrio psicológico e treinamento da musculatura perioral com a obtenção do selamento labial.

Quando o aleitamento natural é precocemente substituído pelo artificial, a criança atinge, em apenas alguns minutos, a sensação de plenitude alimentar, porem o bebê não realiza sucções suficientes para obter o êxtase emocional, buscando por isso a satisfação na sucção dos dedos ou da chupeta.

Convém salientar que somente 18 % das crianças amamentadas no seio materno adquirem o hábito de sucção de dedos, enquanto nas não amamentadas o índice chega a 70%.

Os hábitos de sucção trazem conseqüências importantes para a morfologia do palato duro e alterações de posicionamento dos dentes e de  movimentação da língua, com alterações musculares periorais e fonoarticulatórias, com maior risco de desenvolvimento de mordida aberta anterior e distúrbios de motricidade oral.

Mordida aberta

 

Sucção de dedos e de chupetas

A manutenção do hábito de sucção dos dedos (sucção digital) é altamente perniciosa , pois interfere no crescimento da maxila e da mandíbula, no posicionamento dos dentes e nas funções mastigatórias de  fonação, deglutição e respiração.

Sucção de dedo

A conseqüência  disso será uma alteração morfofuncional do sistema estomatognático; porem, deve-se salientar que essas alterações dependem do tipo facial e da tendência de crescimento da criança. As crianças com face retrovertida ou dolicofacial (musculatura hipotônica e crescimento vertical) terão freqüentemente alterações mais evidentes do que aquelas com o tipo provertido ou braquifacial (musculatura hipertônica  e crescimento horizontal).

Quanto às alterações esqueléticas, dentárias e funcionais causadas pelo hábito de sucção, seja digital ou de chupetas, podem ser citados: atresia de maxila, mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior, protrusão dos incisivos superiores,retrusão dos incisivos inferiores, diminuição do ângulo interincisivo,trespasse horizontal e vertical aumentados, distorção nos fonemas /s/ e /f/, distúrbio de motricidade e má postura de língua.

Para o sucesso do tratamento dos hábitos de sucção, é necessária uma intervenção multidisciplinar envolvendo o ortodontista, um fonoaudiólogo, um otorrinolaringologista e um psicólogo, a fim de reduzir os riscos de recidiva das más oclusões. O diagnóstico é puramente clínico e confirmado pela anamnese.

* Jr Faltin, K., Borbolla, R.R. ,Borges, T. A. Hábitos bucais deletérios. Jorge Abrão...[et.al] Ortodontia preventiva: diagnóstico
 e tratamento. São Paulo : Artes Médicas,2014.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>