Destaques — 13 setembro 2014
Teste previne língua presa e garante boa amamentação

O teste da linguinha é um procedimento feito nas maternidades para verificar se a criança tem língua presa muito antes de falar a primeira palavra. Esse problema bucal é uma alteração congênita com incidência de 10% a 16% na população.

O frênulo é a membrana que liga a língua ao assoalho da boca, popularmente conhecido como freio, e deve estar posicionado no meio da língua.

freio
Ainda na maternidade, são verificadas duas alterações que caracterizam a língua presa. Uma é quando o frênulo – membrana que liga a língua ao assoalho da boca –, popularmente conhecido como freio, não está no lugar certo (muito perto da ponta da língua) e a outra é quando ele é muito curto e grosso. “No primeiro caso, basta soltar um pouco da membrana com uma tesoura (frenotomia). No segundo, é necessária uma micro-cirurgia bem simples”, disse Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Para Cássio Alencar, professor de cirurgia em Odontopediatra da Faculdade de Odontologia da USP, a importância desse teste vai além da facilitação futura da fala. “Ele previne que a criança tenha dificuldades de sugar e engolir, o que atrapalha a amamentação. Bebês com língua presa acabam fazendo muita força para mamar e gastando muita energia, o que leva à dificuldade de ganhar peso e ao risco de machucar a mãe”, diz.

freio 2

freio 4
Outro problema causado pela língua presa é a sua posição de repouso que acaba sendo feita de forma errada. “Isso pode atrapalhar a respiração e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento da face”, afirma o dentista. Também devido à limitação de movimentos, a língua presa não exerce a função de autolimpeza chamada de autóclise, fazendo com que a criança tenha um acúmulo de placa em maior quantidade na parte de dentro dos dentes.

* Fonte: www.saude.terra.com.br / Fotos: Freio lingual- CEFAC

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>