Destaques — 09 agosto 2014
Dente Supranumerário

O dente supranumerário ou extranumerário é considerado um distúrbio de desenvolvimento relacionado com o número de dentes. A nominação obedece às diferentes localizações do dente no arco dentário.

Os dentes supranumerários são mais freqüentes na dentição permanente; na decídua, é mais comum encontrar um dente suplementar do incisivo lateral superior.

O diagnóstico na dentição decídua serve de sinal patognomônico da mesma alteração na dentição permanente.

Dentre os supranumerários na dentição permanente, o mesiodente é o mais freqüente. Localizado na região de pré-maxila , pode ocorrer nas formas isoladas, par e múltipla.

Ele costuma ser um dente pequeno com coroa conoide e raiz curta. É uma condição predominante no gênero masculino, na proporção de 2:1.

Em 25% dos casos o mesiodente pode irromper e ocupar diferentes localizações no arco dentário anterior. Quando retido na pré maxila , em relação às raízes dos incisivos, aproximadamente 80% localiza-se por palatino, 14%entre elas e 6%por vestibular.

Supranumerário

Técnica cirúrgica

A técnica cirúrgica para o mesiodente irrompido está baseada no conceito das exodontias, envolvendo desde a sindesmotomia até a sutura com pontos isolados.

Em caso do supranumerário retido, a técnica cirúrgica vai compreender incisões envolvendo as papilas palatinas ou tipo Neumann, por vestibular, seguindo o descolamento do retalho palatino e/ou vestibular.

As ostectomias deverão dar acesso ao dente e promove-se a extração deste com alavancas retas.

Os cuidados da cavidade cirúrgica exigem sondagem e conseqüente curetagem para remoção do folículo pericoronário. Após irrigação e aspiração da cavidade, o retalho mucoperiósteo é reposto e estabilizado com uma sutura com pontos isolados.

* Fonte: Puricelli, E; Ponzoni, D - Aspectos da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em Odontopediatria 
 Cap. 16 do livro Odontopediatria Fundamentos para a prática clínica; 4ªedição; Editora Medbook

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>