O dente supranumerário ou extranumerário é considerado um distúrbio de desenvolvimento relacionado com o número de dentes. A nominação obedece às diferentes localizações do dente no arco dentário.
Os dentes supranumerários são mais freqüentes na dentição permanente; na decídua, é mais comum encontrar um dente suplementar do incisivo lateral superior.
O diagnóstico na dentição decídua serve de sinal patognomônico da mesma alteração na dentição permanente.
Dentre os supranumerários na dentição permanente, o mesiodente é o mais freqüente. Localizado na região de pré-maxila , pode ocorrer nas formas isoladas, par e múltipla.
Ele costuma ser um dente pequeno com coroa conoide e raiz curta. É uma condição predominante no gênero masculino, na proporção de 2:1.
Em 25% dos casos o mesiodente pode irromper e ocupar diferentes localizações no arco dentário anterior. Quando retido na pré maxila , em relação às raízes dos incisivos, aproximadamente 80% localiza-se por palatino, 14%entre elas e 6%por vestibular.
Técnica cirúrgica
A técnica cirúrgica para o mesiodente irrompido está baseada no conceito das exodontias, envolvendo desde a sindesmotomia até a sutura com pontos isolados.
Em caso do supranumerário retido, a técnica cirúrgica vai compreender incisões envolvendo as papilas palatinas ou tipo Neumann, por vestibular, seguindo o descolamento do retalho palatino e/ou vestibular.
As ostectomias deverão dar acesso ao dente e promove-se a extração deste com alavancas retas.
Os cuidados da cavidade cirúrgica exigem sondagem e conseqüente curetagem para remoção do folículo pericoronário. Após irrigação e aspiração da cavidade, o retalho mucoperiósteo é reposto e estabilizado com uma sutura com pontos isolados.
* Fonte: Puricelli, E; Ponzoni, D - Aspectos da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em Odontopediatria Cap. 16 do livro Odontopediatria Fundamentos para a prática clínica; 4ªedição; Editora Medbook
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”