Destaques — 26 abril 2014
Respiração bucal

A avaliação das vias aéreas é de vital importância para a criança respirar pelo nariz, de boca fechada, garantindo o selamento labial. Essa combinação é responsável pelo equilíbrio dinâmico – funcional e pelo sinergismo das atividades musculares da língua e dos músculos peribucais.

A obtenção e a manutenção da respiração nasal e do selamento labial são alguns dos objetivos mais importantes da ortodontia preventiva, onde se observa que crianças com respiração bucal devido a obstrução nasal ou por hábito, dependendo da intensidade, da freqüência e da duração da mesma, apresentam alterações no crescimento e desenvolvimento craniofacial e características faciais e dentárias muito semelhantes entre si.

O diagnóstico e o tratamento imediato das causas da respiração bucal são favoráveis para um bom prognóstico, já que é possível minimizar os efeitos colaterais causados pela deficiência na respiração, redirecionando para um crescimento facial mais harmônico.

O diagnóstico começa com uma anamnese criteriosa, visando a elucidar como a criança dorme e se apresenta déficit de atenção e sonolência durante o dia. A avaliação clínica orienta no fechamento do diagnóstico e na elaboração de um plano de tratamento individualizado.

Os respiradores bucais apresentam:

  • Lábio superior curto
  • Lábio inferior hipotônico e ressecado
  • Falta de selamento labial
  • Face alongada ou adenoidiana
  • Hipertonicidade do mentalis
  • Olheiras profundas
  • Narinas estreitas
  • Atresia de maxila
  • Retrognatismo mandibular
  • Protrusão dentária superior
  • Retrusão dentária inferior

O diagnóstico com o otorrinolaringologista é essencial para determinar se o padrão respiratório bucal é causado por alguma obstrução (hipertrofia de adenóides e/ou amígdalas, cornetos, pólipos e outros) ou se é decorrente de um hábito adquirido. O grau de complexidade desse hábito obriga a um tratamento multidisciplinar, visando a bons resultados.

*Fonte: Junior, K.F; Borbolla, R.R; Borges, T.A – Hábitos bucais deletérios; Livro: Ortodontia Preventiva Diagnóstico e
Tratamento; Ed. Artes Médicas

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>