Destaques — 26 abril 2014
Deglutição atípica

O processo de deglutição é executado através de um complexo sinergismo de atividades musculares responsáveis pela movimentação da mandíbula, da língua, das bochechas e dos lábios, entre outros.

Essa intensa função muscular é de vital importância na regulação dos mecanismos de crescimento craniofacial, por isso a atividade da musculatura lingual deve estar em equilíbrio com a musculatura peribucal e o espaço funcional bucal deve ser supervisionado.

As atipias da deglutição são consideradas como problemas específicos dessa função, mas também podem decorrer de alterações respiratórias, trocas dentárias, diferentes tipos de oclusão e mordida, tipo esqueletal do tônus, propriocepção, redução do espaço interno, hábitos orais antigos e até mesmo da idade, pois a deglutição se modifica ao longo da vida, devido, entre outras causas, ao tamanho da cavidade oral e sua relação com o crescimento e o desenvolvimento da língua.

A deglutição atípica corresponde a uma movimentação inadequada da língua e/ou de outras estruturas. Podem ser observadas durante a deglutição atípica: ausência de oclusão dentária, ausência de contração do masseter, interposição da língua contra os arcos dentários e interposição labial para realizar o selamento anterior.]

Os métodos de diagnóstico devem ser realizados com o paciente sentado e no plano horizontal de Frankfurt. Devem ser discretamente observadas várias deglutições inconscientes e também o grau de contração muscular e os movimentos mandibulares.

Com uma mão sobre o músculo masseter, deve-se dar água ao paciente e pedir que faça várias deglutições. Se os dentes estiverem em oclusão, é possível sentir as contrações do músculo; se a deglutição for atípica, sem contato com os dentes, não haverá contração do músculo. Abaixando o lábio inferior, pode-se observar se ocorre a interposição da língua durante o movimento de deglutição.

* Fonte: Junior, K.F; Borbolla, R. R; Borges, T.A – Hábitos bucais deletérios; Livro: Ortodontia Preventiva Diagnóstico e
Tratamento; Ed. Artes Médicas

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>