
Na realidade, pressão negativa na amamentação só acontece quando o bebê coloca o mamilo em posição, isto é, até o ” ponto de sucção”, no limite do palato duro com o palato mole, para isso aumenta várias vezes o seu tamanho, utilizando pressão negativa.
Quando o bebê nasce, sua mandíbula apresenta-se retraída em relação à maxila a sua língua é volumosa comparada ao tamanho da cavidade bucal e postura-se no assoalho da boca. Essa postura da língua garante a livre passagem da onda peristáltica que conduz o leite materno, que está no trajeto dentro do mamilo, para ser deglutido.
Fisiologia da sucção
O primeiro reflexo do neonato é o da sucção. Ele responde a qualquer toque no rosto ou lábios virando a cabeça em direção ao toque e imediatamente abrindo a boca e anteriorizando a língua para abocanhar. É a primeira ação neuromuscular coordenada que o recém-nascido executa.
Para alguns autores, a alimentação do recém-nascido para ser segura necessita de boa coordenação entre sucção, respiração e deglutição e relaciona o tempo de gestação com o processo do aleitamento. Demostraram que quanto mais prematura a criança, menor essa coordenação, encontrando problemas de movimentos linguais e incoordenações entre a sucção e a deglutição.
Comprovaram com isso que os movimentos de sucção e deglutição são trabalhados e amadurecidos até o parto intra-uterinamente.
* Carvalho; Gabriela Dorothy.- S.O .S. Respirador Bucal. 2ed.SP Lovise.2010
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”