Notícias — 29 março 2014
Sucção
Sucção é uma função oral, vital e instintiva, característica dos mamíferos, que possibilita o ganho de elementos nutricionais indispensáveis à manutenção da vida do bebê após o parto. Sabe-se que na ordenha do peito materno o leite não é obtido por sucção, mas por outro processo (ordenha) que não inclui pressão negativa.
 

Na realidade, pressão negativa na amamentação só acontece quando o bebê coloca o mamilo em posição, isto é, até o ” ponto de sucção”, no limite do palato duro com o palato mole, para isso aumenta várias vezes o seu tamanho, utilizando pressão negativa.

Quando o bebê nasce, sua mandíbula apresenta-se retraída em relação à maxila a sua língua é volumosa comparada ao tamanho da cavidade bucal e postura-se no assoalho da boca. Essa postura da língua garante a livre passagem da onda peristáltica que conduz o leite materno, que está no trajeto dentro do mamilo, para ser deglutido.

Fisiologia da sucção

O primeiro reflexo do neonato é o da sucção. Ele responde a qualquer toque no rosto ou lábios virando a cabeça em direção ao toque e imediatamente abrindo a boca e anteriorizando a língua para abocanhar. É a primeira ação neuromuscular coordenada que o recém-nascido executa.

Para alguns autores, a alimentação do recém-nascido para ser segura necessita de boa coordenação entre sucção, respiração e deglutição e relaciona o tempo de gestação com o processo do aleitamento. Demostraram que quanto mais prematura a criança, menor essa coordenação, encontrando problemas de movimentos linguais e incoordenações entre a sucção e a deglutição.

Comprovaram com isso que os movimentos de sucção e deglutição são trabalhados e amadurecidos até o parto intra-uterinamente.

* Carvalho; Gabriela Dorothy.-  S.O .S. Respirador Bucal. 2ed.SP Lovise.2010

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>