Os dentes do siso – ou dentes do juízo, como são popularmente chamados – são os terceiros molares na linguagem usada pelos dentistas, e na maioria das vezes têm indicação para extração.
Os terceiros molares podem apresentar problemas agudos e crônicos para o adolescente.
Impactações ou más posições que possam levar a pericoronarites, lesões de cárie, cistos ou alterações periodontais são problemas dignos de avaliação para a indicação de exodontias.
O papel do terceiro molar como um dente funcional deve ser considerado.
Embora não haja evidência de que a remoção profilática dos terceiros molares inclusos ou impactados assintomáticos deva ser indicada, deve-se considerar atenção à sua remoção na terceira década de vida, quando há grande probabilidade de ocorrência de alterações patológicas bem como os riscos associados com a remoção precoce serem menores do que riscos da remoção tardia.
Recomendações:
A avaliação dos terceiros molares, por meios de dispositivos de diagnóstico radiográfico, deve ser parte integral do exame clínico dental do adolescente.
O tratamento dos terceiros molares, que são problemas potenciais ou ativos, deve ser executado por um cirurgião dentista apropriadamente treinado e/ou experiente.
Fonte: Manual de referência para procedimentos clínicos em odontopediatria/ Coordenadores:
Maria de Lourdes de Andrade Massara, Paulo César Barbosa Rédua. 2 ed. São Paulo: Santos.2013
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”