Destaques — 15 março 2014
Terceiros Molares

Os dentes do siso – ou dentes do juízo, como são popularmente chamados – são os terceiros molares na linguagem usada pelos dentistas, e na maioria das vezes têm indicação para extração.

Os terceiros molares podem apresentar problemas agudos e crônicos para o adolescente.

Impactações ou más posições que possam levar a pericoronarites, lesões de cárie, cistos ou alterações periodontais são problemas dignos de avaliação para a indicação de exodontias.

O papel do terceiro molar como um dente funcional deve ser considerado.

Embora não haja evidência de que a remoção profilática dos terceiros molares inclusos ou impactados assintomáticos deva ser indicada, deve-se considerar atenção à sua remoção na terceira década de vida, quando há grande probabilidade de ocorrência de alterações patológicas bem como os riscos associados com a remoção precoce serem menores do que riscos da remoção tardia.

Recomendações:

A avaliação dos terceiros molares, por meios de dispositivos de diagnóstico radiográfico, deve ser parte integral do exame clínico dental do adolescente.

O tratamento dos terceiros molares, que são problemas potenciais ou ativos, deve ser executado por um cirurgião dentista apropriadamente treinado e/ou experiente.

Fonte: Manual de referência para procedimentos clínicos em odontopediatria/ Coordenadores:
Maria de Lourdes de Andrade Massara, Paulo César Barbosa Rédua. 2 ed. São Paulo: Santos.2013

 “As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>