Destaques — 14 fevereiro 2014
Assistência Odontológica ao Adolescente

Higiene bucal

A adolescência pode ser um período de alta atividade de cárie e de aumento da doença periodontal devido ao crescente consumo de substâncias cariogênicas e à desatenção nos procedimentos de higiene bucal.

Escovar os dentes com um dentifrício fluoretado e utilizar o fio dental podem fornecer benefícios contra as lesões de cárie, por meio da remoção da placa das superfícies dentais e do efeito tópico do flúor.

Recomendações:

* Os adolescentes devem ser educados e motivados a manter a higiene bucal pessoal com a remoção diária de placa, incluindo o uso de fio dental, com frequência e o padrão baseados nas necessidades bucais da higiene, de acordo com o padrão individual das doenças.

* A remoção profissional de placa e cálculo é altamente recomendada para o adolescente, com a frequência de tal intervenção baseada no risco avaliado do indivíduo para a cárie e a doença periodontal, como determinado pelo cirurgião-dentista do paciente.

 

                                                                                                                   Evidenciação de placa bacteriana

 

Medidas Preventivas: Flúor

Está comprovado que o uso do flúor é a medida preventiva mais econômica e eficaz contra a cárie. O adolescente pode beneficiar-se do uso do flúor durante todos os anos da adolescência e no início da vida adulta.

Embora o benefício sistêmico da incorporação do flúor no esmalte que está em formação não seja considerado necessário após os 16 anos de idade, os benefícios tópicos da remineralização e da atividade antimicrobiana ainda podem ser obtidos com a fluoretação da água, aplicação e prescrição profissional e dentifrícios fluoretados.

O adolescente deve receber o benefício máximo do fluoreto:

* O uso do flúor por meio da fluoretação da água de abastecimento é recomendado especialmente até os 16 anos de idade ou até a erupção dos segundos molares permanentes, por diminuir consideravelmente a prevalência da doença cárie.

* O dentifrício fluoretado é recomendado por fornecer benefícios tópicos contínuos durante a adolescência. Os benefícios significativos ocorrem em concentrações iguais ou acima de 1000ppm.

* Tratamentos feitos por meio da aplicação profissional de flúor devem ser baseados na avaliação profissional do risco de cárie do paciente, determinado pelo cirurgião-dentista. Há evidências de que aplicações de verniz fluoretado a cada 6 meses previne lesão cariosa proximal em adolescente com médio e alto risco no desenvolvimento da doença e aplicações de flúor gel inibem o desenvolvimento de quaisquer lesões de cárie em aproximadamente 20 %.

* Pacientes sob tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, é regularmente recomendada a fluoterapia com vernizes para prevenir o desenvolvimento de manchas brancas ao redor dos bráquetes.

Os critérios para a determinação da necessidade e os métodos de aplicação devem ser aqueles recomendados pela abo -odontopediatria.

Fonte: Massara,M.L.A; Rédua, P.C.B; Manual de Referencia para procedimentos clínicos em odontopediatria. 2ed. São Paulo.
Santos,2013

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *