Destaques — 09 dezembro 2013
Ações educativas para a mãe e seu núcleo familiar

Higiene bucal

Os integrantes do núcleo familiar devem ser estimulados a realizar uma higiene bucal adequada diariamente, buscando não só o controle do biofilme, mas também a incorporação de hábitos na criança em desenvolvimento, por meio do exemplo.

Dieta

A orientação alimentar para os pais deve abordar aspectos como a importância do padrão nutricional para o desenvolvimento dental adequado, o potencial cariogênico da dieta, incluindo a cariogenicidade dos alimentos e o impacto da freqüência e momento de consumo dessas substâncias. Os pais devem ter conhecimento suficiente para optar por alimentos saudáveis e compatíveis com o momento de desenvolvimento da criança.

O ideal é que o uso da mamadeira não seja estimulado, mas se necessário, deve ser limitado ao primeiro ano de vida.

A mamadeira deve ser apenas um veículo para o aleitamento artificial. Outros líquidos como água, suco, chá devem ser oferecidos no copo. Além disso, o uso da mamadeira nunca deve ser associado ao sono.

Flúor

No âmbito domiciliar, o núcleo familiar deve estar atento ao uso racional do flúor, sendo que os dentifrícios constituem-se em uma alternativa importante ao seu uso deste fator preventivo.

Saúde bucal na família

Os membros do núcleo familiar devem receber cuidados profissionais freqüentes para manter sua saúde bucal em níveis ótimos.

Atenção especial deve ser dada a lesões de cárie ativas e/ou cavitadas.

 

* Fonte: Manual de referência para procedimentos clínicos em odontopediatria; Coordenadores Maria Lourdes de Andrade
Massara,Paulo César Barbosa Rédua. – 2 ed.- São Paulo: Santos, 2013

 “As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>