Destaques — 14 novembro 2013
Dor de dente no paciente infantil

Dor e outros sintomas como desconforto, ansiedade, medo e tensão fazem parte da rotina diária dos profissionais que atendem crianças, mas em geral são difíceis de serem definidos por sua subjetividade.

Crianças muito jovens ou enfermas apresentam dificuldades de fornecer informação acurada sobre a dor de origem dentária. A literatura odontológica aponta grande impacto da dor de dente na qualidade de vida de crianças e na rotina diária de seus cuidadores.

Apesar da melhoria das condições de saúde bucal em crianças brasileiras, estas ainda são afetadas pela doença cárie em idade precoce, sendo essa a principal razão pelo atendimento de crianças em serviços de emergência odontológica.

O odontopediatra, em especial, deve estar atento a estes sintomas e ao choro da criança, a fim de interpreta´-los adequadamente, discernir quando a criança está chorando porque está com medo ou ansiosa ou quando está chorando em decorrência da dor.

É sábio e competente o cirurgião- dentista que sabe identificar a expressão e o comportamento apresentado pela criança. A realização de uma anestesia infiltrativa de maneira eficaz é fundamental para o controle da dor em qualquer procedimento odontológico invasivo. Dessa maneira, o paciente sente-se tranqüilo e seguro e até dorme durante o atendimento odontológico.

É nossa maior tarefa e recompensa restabelecer a saúde bucal por meio de recursos preventivos e curativos, combatendo a dor de origem dentária, recuperar as funções mastigatórias e restituir o sono tranqüilo, ganho de peso e principalmente a autoestima de crianças, altamente desejada por elas e também pelos seus pais.

* Corrêa, Maria Salete Nahás Pires. Conduta clínica e psicológica na odontopediatria- 2 ed.São Paulo: Santos,2013.

 “As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>