Ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem por objetivo prevenir ou corrigir as posições dentárias incorretas.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares atua nas bases ósseas dentárias, maxila e mandíbula. Essas duas especialidades odontológicas estão intimamente ligadas, corrigindo as maloclusões.
Consideramos maloclusão um desvio na normalidade da oclusão, o modo como os dentes se contactam.
Esse padrão de normalidade deve ser observado conforme a fase de desenvolvimento da dentição da criança. O principal é que os dentes devem estar alinhados e nivelados em suas bases, maxila e mandíbula.
Para que os dentes estejam bem alinhados, é preciso que eles se encaixem como em um quebra-cabeça. Se uma peça estiver fora do lugar, o restante não se encaixará.
Na fase de dentadura mista, é importante observar a posição dos primeiros molares permanentes, pois o contato do molar inferior com o superior influencia fortemente na posição dos outros dentes permanentes.
Se a mandíbula e a maxila estiverem mal relacionadas entre si, isto é, estando uma das arcadas para frente ou para trás em relação à outra, esse fato poderá causar um posicionamento dentário no qual os dentes se relacionam de forma incorreta.
A maioria das maloclusões pode ser tratada com aparelhos ortodônticos e ortopédicos. Mas, dependendo do tipo facial do paciente e do componente hereditário, o caso apenas será solucionado com intervenção cirúrgica.
Fonte: Livro - Saúde bucal do bebê ao adolescente; Corrêa, M. S.N.P; São Paulo; Editora Santos,2011.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”