Destaques — 24 junho 2013
Dentifrício fluoretado

A infância é uma fase crucial para formar um cidadão que possa cuidar de si próprio e o profissional tem oportunidade ímpar de ser um educador ativo com respeito ao controle da doença cárie.

Neste contexto, considerando as peculiaridades do paciente infantil em termos de hábitos alimentares e dificuldade de cuidado adequado em relação á higiene bucal, essa faixa etária é especialmente beneficiada pelo uso de fluoretos.

Em relação à frequência de uso do dentifrício fluoretado, há evidencias de que, quanto mais a frequência, maior o efeito preventivo, como seria esperado.

Assim, a escovação com dentifrício fluoretado deve ser recomendada de duas a três vezes ao dia, de preferência após as refeições, para minimizar a absorção do fluoreto inadvertidamente ingerido.

Deve ser enfatizada a escovação noturna, que demonstrou ser mais efetiva no controle de cáries do que aquela realizada pela manhã, antes da primeira exposição do biofilme dental ao açúcar.

Assim, para os pais que são excessivamente preocupados com o risco de fluorose e não conseguem supervisionar a escovação de dentes de seus filhos durante o dia, recomenda-se que o façam pelo menos antes de dormir, oportunizando assim algum benefício anticárie do fluoreto.

As evidências científicas atuais recomendam o uso de creme dental fluoretado com, no mínimo, 1.100ppm de fluoreto, duas vezes ao dia, para todas as crianças a partir da erupção do primeiro dente decíduo. Para propiciar mais segurança em relação à prevenção de fluorose dental, em crianças com até 2 anos de idade, a quantidade de dentifrício a ser utilizada é a equivalente a um grão de arroz.

*Fonte; Feldens, C. A . Cárie dentária na infância: uma abordagem contemporânea. Editora Santos,2013.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>