Destaques — 24 junho 2013
Controle mecânico do biofilme (placa bacteriana)

É racional que orientação para o controle do biofilme faça parte de estratégias de promoção de saúde bucal. Assim, os pais devem ser orientados a iniciar a higiene dos dentes logo que os primeiros incisivos erupcionarem.

Para remover adequadamente o biofilme e acostumar a criança dede de cedo à rotina que vai lhe acompanhar no futuro, parece interessante que a limpeza seja feita com uma escova de dente desde o início. Há grande variedade de escovas de dente no mercado, diferenciando-se pelo tipo de cerdas, cor ou personagem infantil. Os pais devem ser orientados a priorizar escovas com cerdas macias, que propiciem empunhadura adequada e que sejam apropriadas à idade da criança.

É fundamental explicar aos pais que durante a escovação há grande variação no comportamento entre crianças diferentes ou entre idades distintas na mesma criança, sendo natural que haja queixa ou choro.

Alguns pais ficam extremamente sensibilizados frente a tal situação, manifestando inclusive medo de que a criança “fique traumatizada”.

É o papel do profissional da saúde demonstrar aos pais que, da mesma forma como a criança faz em relação à alimentação, sua reação frente à higiene bucal pode  representar uma forma de controle e manipulação dos pais. Reações negativas à higiene bucal devem ser compreendidas e enfrentadas da mesma forma da mesma forma que são praticas rotineiras como “cortar o cabelo, cortar unhas e tomar banho”.

 

Em relação à frequência recomendada, deve-se considerar que o benefício da escovação está associado ao dentifrício fluoretado utilizado.

Nesse sentido, parece  lógico recomendar uma frequência de pelo menos duas vezes ao dia. Uma vez que durante o sono, o fluxo salivar e a eliminação espontânea de carboidratos diminuem, ênfase deve ser dada ao controle do biofilme à noite, antes da criança dormir.

* Fonte: Feldens, C. A . Cárie dentária na infância: uma abordagem contemporânea. Santos,2013

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”


Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>