Destaques — 21 junho 2013
Grávida e com mais saúde

A gravidez afeta a saúde dos dentes?

Não. O dito popular “a cada gravidez se perde um dente” não é verdadeiro. Embora se observe frequentemente piora da condição de saúde bucal durante a gravidez e logo após o nascimento da criança, a gravidez por si só, não provoca problema nos dentes nem nas gengivas.

As alterações hormonais que ocorrem na gravidez só aumentam os sinais de inflamação já existente nas gengivas.

Portanto, se ao ficar grávida sua gengiva estiver sadia e você limpar bem os dentes durante esse período, sua gengiva não ficará inflamada. Por outro lado, gestantes com um tipo de doença de gengiva chamado de periodontite (além da gengiva inflamada também o osso que suporta o dente é reabsorvido) têm maior probabilidade de dar à luz bebês prematuros e de baixo peso. Durante a gravidez, a saúde da gengiva precisa ser monitorada e mantida, em caso de doença, tratada.

A gravidez também não enfraquece os dentes, pois o feto não retira cálcio dos dentes da mãe. O que acontece é que normalmente a gestante descuida da limpeza dos dentes (acumulando mais bactérias da cárie), e aumenta o consumo de doces entre as refeições (maior disponibilidade de açúcar para as bactérias produzirem cárie). Limitar o açúcar é importante não só para diminuir o risco à cárie, como também para facilitar o controle de peso da futura mãe.

Quais os cuidados que a grávida deve ter para manter sua boca saudável?

Durante a gravidez é fundamental que os pais se eduquem para a promoção de saúde bucal e, posteriormente, transmitam a seus filhos a decisão de evitar cárie e doenças da gengiva. Esse é o momento ideal para abonar o hábito de mastigar chicletes, ingerir balas, chocolates, caramelos, refrigerantes e outros produtos açucarados. Você como futura mãe, deve aproveitar esse período para desenvolver hábitos mais saudáveis.

Evite todos os alimentos açucarados, o que só lhe trará benefícios, como controle de peso. Além disso, limpe diariamente os dentes com fio/fita dental e escova macia, utilizando creme dental com flúor. Esses cuidados, aliados a controles periódicos pelo dentista, manterão saudáveis dentes e gengiva. É fundamental a orientação e o acompanhamento por um profissional.

O objetivo principal da limpeza dos dentes é a remoção dos restos de alimentos?

Não, embora o uso de escova e de fio/fita dental remova restos de alimentos, o objetivo principal da limpeza é remover a placa bacteriana. As bactérias dessa placa, quando na presença de açúcar, formam ácidos que atacam o esmalte do dente, dando início ao processo da cárie.

Devo tomar flúor durante a gravidez?

Não. A suplementação de flúor para gestantes não é recomendada, pois não tem nenhum efeito nos dentes do bebê que vai nascer. Caso você tenha tendência a cárie, use outras formas de flúor, como cremes dentais, bochechos e aplicações feitas pelo dentista, que lhe indicará qual q melhor maneira de usá-lo.

As gestantes podem consumir produtos com adoçantes?

Sim, desde que orientadas para a ingestão de uma dieta equilibrada e se não utilizarem esses produtos em excesso.

O uso da sucralose é liberado pelas autoridades de saúde pública dos Estados Unidos (FDA) para gestantes, pois ela não é absorvida no intestino.

* Fonte: Livro " Abra a Boca sem Vergonha - Dicas para um sorriso bonito; Buischi, Y; Siqueira, T; Bönecker, Marcelo.
  Editora: Artes Médicas

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>