Destaques — 29 maio 2013
Documentação ortodôntica: uma ferramenta de grande importância para o ortodontista

É formada por um conjunto de exames e procedimentos, que são importantes para o registro, diagnósticos e planejamento do tratamento ortodôntico, assim é possível realizar um tratamento com mais segurança, e auxiliar nos casos mais difíceis.

Nela constam: Radiografias, analises cefalométricas, fotografias e modelos de gesso.

1 – Radiografias:

A) Panorâmica e radiografias periapicais

São exames complementares que auxiliam na avaliação clínica do paciente revelando possíveis problemas que não podem ser observados no exame clínico:

- Panorâmica: É a radiografia que nos fornece uma visão geral dos dentes, seu desenvolvimento (inclusive os que ainda não erupcionaram) e das estruturas adjacentes como o seio maxilar e articulações. Podemos avaliar cáries, ausência dental, dentes inclusos, dentes extranumerários, cistos, tumores e lesões periapicais.

 

– Periapicais: Fornece detalhes dos dentes vistos na radiografia panorâmica, para avaliar cáries, reabsorções radiculares ou anomalias dentais.

B) Telerradiografia lateral e frontal

São necessárias para a realização das analises cefalometricas, que são “medidas” das estruturas da face e do crânio, assim podemos avaliar as relações dentárias e maxilo-mandibulares e as possíveis anormalidades presentes no crânio e na face.

C) Radiografia de mão e punho (Índice carpal):

Através dela é possível realizar a avaliação do crescimento ósseo e previsão de crescimento.

Para a execução das técnicas radiográficas é fundamental a colaboração do paciente, movimentos ou mudanças no posicionamento realizado pelo técnico irão influenciar no resultado final do exame.

Dose de radiação: O advento das imagens digitais na prática odontológica trouxeram inúmeras vantagens, principalmente no que se refere à diminuição de aproximadamente 80% da dose de radiação recebida pelo paciente.

2 – Fotos:

O conjunto de fotos é de grande importância para realização de um bom diagnóstico.

É através das fotos que Podemos avaliar a harmonia da face, do perfil e postura dos pacientes,

para visualizar discrepâncias nas arcadas dentárias.

É um excelente meio de controle para visualizarmos as modificações que vão ocorrendo durante o tratamento.

A) Fotos Extra-orais (da face, frente e perfil)

Toda a face deve ser observada, cabelos longos devem ser mantidos presos durante as fotos pois não devem esconder o rosto do paciente.

Qualquer adereço que interfira na análise facial deve ser removido, como por exemplo: brincos, correntes e óculos.

Nessas fotos o paciente deve ficar com os lábios relaxados naturalmente.

Na foto sorrindo, o paciente deve mostrar um sorriso natural, pois este é de fundamental importância para a avaliação ortodôntica.

B) Fotos de corpo inteiro: São realizadas 4 fotos (frente, perfil direito, perfil esquerdo e costas)

para a avaliação postural, o paciente deve utilizar traje de banho ou de ginástica (calça leg ou shorts a cima dos joelhos)

B) Fotos Intra-orais (dentes)

Nas fotos intra-orais são utilizados espelhos e afastadores de lábio que são colocados dentro da boca para que as fotos sejam executadas e assim ser possível registrar a oclusão e o posicionamento dos dentes.

 

3 – Modelos de Estudo ou trabalho:

É um registro inicial da boca do paciente. Através deles é possível observar a posição dos dentes e a sua oclusão.

Na moldagem utiliza-se um material chamado alginato para a obtenção do molde. A colaboração do paciente é muito importante para que o resultado final (modelo de gesso) seja satisfatório.

Poderá ocorrer algum desconforto durante a moldagem, por isso pede-se ao paciente evitar a ingestão de alimentos 2 horas antes da realização do exame.

* Dr. Rodrigo Moreno

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>