Ao nascer, o bebê possui a mandíbula menor do que a maxila e a língua ocupa grande parte da cavidade oral. Estas características são facilitadoras para o aleitamento natural.
A sucção do seio materno, estimula a respiração nasal, o correto posicionamento dos lábios e da língua favorecendo o bom funcionamento dos mesmos e das bochechas. Desta forma uma pressão interna na boca é gerada e o leite é extraído das mamas.
Para sugar e deglutir o leite materno, a musculatura orofacial contraída traciona os ossos da face. Esta pressão é o que , somada a fatores genéticos, estimula o crescimento e desenvolvimento facial do bebê.
Além disso, o movimento mandibular observado na ordenha do seio materno propicia a remodelação das articulações temporomandibulares preparando-as para movimentos que serão necessários, futuramente, para mastigar e falar.
Em resumo, a amamentação natural fortalece a musculatura da face , estimula o crescimento ósseo facial e remodela as articulações temporomandibulares .
Nenhum outro tipo de aleitamento poderá oferecer, ao bebê, o que a amamentação natural oferece.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a amamentação natural deve ocorrer exclusivamente até o sexto mês de vida do bebê.
Essa orientação se deve ao fato de que comprovadamente o leite materno tem todos os ingredientes necessários para garantir o completo desenvolvimento do bebê, além de proteger contra várias doenças pois as defesas da mãe são passadas para o bebê através do leite.
O aspecto psicológico também é bastante comentado, pois o ato de amamentar aproxima ainda mais a relação mãe/bebê.
Como fonoaudióloga posso afirmar que a nutrição, a proteção e o melhor vínculo entre mãe e bebê são realmente fundamentais.
Entretanto, posso afirmar que um outro aspecto importantíssimo muitas vezes fica esquecido… A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO NATURAL para o bom desenvolvimento e crescimento das estruturas da face.
O próprio aleitamento depende destas estruturas para ocorrer eficientemente. O crescimento adequado do rosto do bebê e o fortalecimento dos músculos são imprescindíveis para que no futuro a criança possa se alimentar com sólidos e possa falar adequadamente.
* Silvia Hitos - Fonoaudióloga