Destaques — 06 abril 2013
Aleitamento no seio materno

Ao nascer, o bebê possui a mandíbula menor do que a maxila e a língua ocupa grande parte da cavidade oral.  Estas características são facilitadoras para o aleitamento natural.

A sucção do seio materno, estimula a respiração nasal,  o correto posicionamento dos lábios e da língua favorecendo o bom funcionamento dos mesmos e das bochechas. Desta forma uma pressão interna na boca é gerada e o leite é extraído das mamas.

Para sugar e deglutir o leite materno, a musculatura orofacial contraída traciona os ossos da face.  Esta pressão é o que , somada a fatores genéticos, estimula o  crescimento e desenvolvimento facial do bebê.

Além disso, o movimento  mandibular  observado na ordenha do seio materno propicia a remodelação das articulações temporomandibulares preparando-as para movimentos que serão necessários, futuramente,  para mastigar e falar.

Em resumo, a amamentação natural  fortalece a musculatura da face ,  estimula o crescimento ósseo facial e remodela as articulações temporomandibulares .

Nenhum outro tipo de aleitamento poderá oferecer,  ao bebê, o que a amamentação natural oferece.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a amamentação natural deve ocorrer exclusivamente até o sexto mês de vida do bebê.

Essa orientação se deve ao fato de que comprovadamente o leite materno tem todos os ingredientes necessários para garantir o completo desenvolvimento do bebê,  além de proteger contra várias doenças pois  as defesas da mãe são passadas para o bebê através do leite.

O aspecto psicológico também é bastante comentado, pois o ato de amamentar aproxima ainda mais a relação mãe/bebê.

Como fonoaudióloga posso afirmar que a nutrição, a proteção e o melhor vínculo entre mãe e bebê são realmente fundamentais.

Entretanto, posso afirmar que um outro aspecto importantíssimo muitas vezes fica esquecido… A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO NATURAL para o bom desenvolvimento e crescimento das estruturas da face.

O próprio aleitamento depende destas estruturas para ocorrer eficientemente. O crescimento adequado do rosto do bebê e o fortalecimento dos músculos são imprescindíveis para que no futuro a criança possa se alimentar com sólidos e possa falar adequadamente.

* Silvia Hitos - Fonoaudióloga

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>