Destaques — 26 março 2013
Prótese fixa em Odontopediatria

As próteses fixas para os pacientes infantis são indicadas para as crianças com pouca idade, que tiveram perda de alguns dentes precocemente e não dependem da colaboração da criança em relação ao uso, pois estas não conseguem remover a prótese. O planejamento das próteses fixas para pacientes infantis deve-se levar em consideração o crescimento e desenvolvimento da criança. Por isso, a prótese fixa mais utilizada na odontopediatra é a prótese com cursor, conhecidas como prótese de Denari. Esta apresenta entre os incisivos centrais um cursor com encaixe do tipo macho e fêmea, que vai se abrindo à medida que a maxila vai crescendo e se desenvolvendo. Essa peça é ligada através de um fio de aço ao dente suporte, sendo fixada à coroa pela face proximal.

Os dentes suportes devem estar em condições satisfatórias, devem receber um desgaste mínimo dando ligeiramente um formato expulsivo.

Em seguida realiza-se a moldagem, confecção dos modelos, moldagem em articulador e envia-se para o laboratório. Quando a peça retornar ela é testada e então cimentada na cavidade bucal, sobre os dentes suporte.

As próteses com cursor têm a vantagem de não interferir no crescimento e desenvolvimento da maxila, devolve a estética do sorriso e impede o posicionamento inadequado da língua e hábitos prejudiciais para a formação e erupção dos dentes permanentes.

 

Cuidados

É importante um controle periódico, para avaliar se as próteses estão bem adaptadas, se tiveram algum deslocamento ou se tiveram alguma fratura.

As próteses, não são passiveis de reparos e caso ocorra alguma quebra devem ser trocadas.

A orientação de higiene e motivação deve ser intensificada, pois o acúmulo de placa é maior, principalmente nas próteses fixas. Deve-se indicar o uso de fio dental com passa-fio.

É imprescindível o controle radiográfico que irá avaliar o estágio de formação do sucessor permanente e que irá determinar o melhor momento para a remoção da prótese.

*Lúcia Coutinho

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>