Destaques — 29 janeiro 2013
A importância do fio dental

O fio dental é completamente indispensável para uma perfeita higienização bucal.

É um elemento usado para a limpeza dos espaços interdentais, já que nesses locais não se consegue acesso com a escova. É ali onde os dentes se contatam que há maior facilidade para reter placa bacteriana e restos de alimentos.

O hábito de sua utilização deve ser iniciado quando a criança apresentar os quatro incisivos ou algum contato próximo entre os dentes.

Sempre que possível, é interessante que a criança veja os pais utilizando, porque isso será de grande estímulo e incentivo para ela.

Como utilizar o fio dental na criança?

A criança pode ser colocada em posição idêntica à utilizada na escovação.

O adulto deve retirar cerca de 30 cm de fio, enrolando as extremidades em volta dos dedos médios de cada mão. Em um dedo deve enrolar uma medida pequena e no outro, o restante.

Com as pontas do polegar e indicador, o fio dental deverá ser esticado, sendo que o espaço contido entre os dedos deve ser de aproximadamente 3 cm. Isso será usado para limpar as áreas de contato dos dentes inferiores, sem forçá-lo para não ferir a gengiva. Deve ser mantido bem esticado para que possa ter mais eficiência.

O fio deve ser curvado em forma “C” sobre a superfície lateral de cada dente e deslizando entre o dente e a gengiva. Esse movimento deve ser repetido várias vezes, aproximadamente quatro vezes para cima e para baixo, removendo a placa bacteriana de toda a superfície.

Se a criança for pequena, não se deve exigir a perfeição, pois ela está trinando e desenvolvendo sua capacidade motora. Quando a criança é treinada a adquirir esse hábito, se mostrará motivada e apta a realizá-lo cada vez melhor.

O sucesso da higienização da boca está substancialmente ligado à motivação e conscientização do núcleo familiar, para que esse procedimento se conscientize como um hábito saudável.

* Livro : Saúde Bucal do Bebê ao Adolescente - Corrêa; M.S.N.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>