Destaques — 19 janeiro 2013
Escolha da escova ideal

Que escova deve ser indicada para crianças?

Essa talvez seja a dúvida mais frequente, tanto por parte dos responsáveis pelo paciente, como por parte dos profissionais.

Uma estratégia que pode ser adotada é a indicação de escovas dentais infantis de acordo com a faixa etária das crianças: bebês com dentição decídua em formação; bebês com dentição decídua completa; e crianças com o primeiro molar permanente em erupção. Isso porque em cada uma destas fases, teremos determinadas características da dentição que necessitam de cuidados diferenciados.

Quando devemos indicar a troca da escova dental?

A indicação da troca de escovas dentais ainda é um mito odontológico.

A maioria dos trabalhos científicos a respeito do assunto relata a necessidade de substituições periódicas, porém, eles não são conclusivos no que se refere ao melhor  momento de fazê-la.

Alguns autores inferem que em pacientes saudáveis essa troca deveria ser realizada mensalmente, já os pacientes imunocomprometidos como, por exemplo, crianças submetidas a sessões de quimioterapia, deveriam substituir a escova semanalmente.

Na realidade, a troca de escovas dentais deveria levar em consideração uma série de outros fatores (local em que está armazenada, se a criança utiliza a escova freqüentemente, como a escova é limpa, etc.) além de tempo de uso e estado de saúde do usuário.

Outro aspecto que pode ser considerado para substituição das escovas dentais é a deteriorização das cerdas. A partir do momento em que as cerdas mostrarem uma tendência de perpendicularidade entre si (abrem-se como se fosse um leque), deveriam ser trocadas.

 

Escovas para bebês (sem dentição decídua completa)

Essa talvez seja a faixa etária mais importante para a instituição de uma sistemática de escovação na criança, quanto mais precoce for estabelecido esse cuidado maior será a possibilidade de se tornar um hábito rotineiro na vida adulta.

As escovas para essa faixa etária devem ter, preferencialmente, um cabo longo e cabeça pequena, e um número menor de cerdas. Isso é necessário devido ao menor comprimento no sentido antero-posterior dos maxilares nessa idade, e também ao menor número de dentes quando comparado com crianças com dentição decídua completa.

Entretanto, muitas vezes as mães já chegam ao consultório com uma escova indicada para crianças maiores.

As escovas unitufo ou bitufo também podem ser utilizadas, e têm como grande vantagem um menor número de cerdas e um cabo longo que proporciona uma boa empunhadura para a mãe da criança.

 

Escovas para bebês com dentição decídua completa

Nessa fase, além de a criança já possuir todos os dentes decíduos na boca, a crescente necessidade de descoberta se torna cada vez mais aguçada.

Por essa razão, muitas crianças, em uma tentativa de imitar seus pais, já começam a querer escovar seus dentes sozinhas. Entretanto, voltamos a enfatizar que, embora esse ato deva ser encorajado pelo núcleo familiar e o odontopediatra , sempre se faz necessário uma complementação da escovação pela mãe.

Nesse caso pode-se pedir que a criança escove seus dentes primeiro, sob supervisão materna, e depois a mãe realizará uma complementação da higiene.

As escovas dentais para essa faixa etária  seguem as orientações  descritas anteriormente (cabo longo e cabeça pequena).

*Livro: Odontopediatria na Primeira Infância; Corrêa, M.S.N.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>