Destaques — 12 janeiro 2013
Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem por objetivo prevenir ou corrigir as posições dentárias incorretas.

A Ortopedia funcional dos maxilares atua nas bases ósseas, dentárias, maxila e mandíbula. Essas duas especialidades odontológicas estão intimamente ligadas, corrigindo as maloclusões.

Consideramos maloclusões um desvio na normalidade da oclusão, o modo como os dentes se conectam. Esse padrão de normalidade deve ser observado conforme a fase de desenvolvimento da dentição da criança. O principal é que os dentes devem estar alinhados e nivelados em suas bases , maxila e mandíbula.

Benefício do tratamento

As mães devem ficar atentas durante a fase da troca da dentição.

A falta de espaço para a acomodação dos dentes permanentes pode ser evidenciada nessa época de trocas.

A primeira fase ocorre com a troca dos dentes anteriores. Os incisivos permanentes irrompem, totalizando quatro na arcada superior e quatro na arcada inferior. É a fase inicial da dentição mista (seis a oito anos).

Depois da troca desses oito dentes, temos cerca de dois anos sem mudanças dentárias, quando dos nove aos doze anos começa a segunda fase. Neste período, acontece a transição do final da dentadura mista para a dentadura permanente, com a troca dos dentes posteriores e caninos. Os molares decíduos serão substituídos pelos pré-molares e os caninos por seus sucessores. Os molares permanentes não “trocam”, irrompem atrás dos dentes de leite.

A maioria dos tratamentos ortodôntico ou ortopédico em crianças é realizada na fase da dentadura mista, mas não há uma regra exata, pois tudo depende da avaliação profissional para decidir a melhor época de tratamento.

De forma resumida, podemos orientar os pais para algumas características, às quais eles devem ficar atentos.

Muita atenção com as mordidas cruzadas, pois esse tipo de maloclusão interfere no desenvolvimento e bloqueia o crescimento da maxila.

MORDIDA CRUZADA ANTERIOR

Os dentes inferiores estão à frente dos dentes superiores, de forma inversa.

É preciso intervir o quanto antes, desde que a criança tenha maturidade para aceitar o tratamento proposto.

O cruzamento dos dentes anteriores, onde os dentes inferiores estão na frente dos dentes superiores, mostra claramente uma inversão. Esses casos precisam de acompanhamento desde cedo, pois geralmente têm componentes genético hereditários envolvidos.

Maus hábitos bucais, como sucção de dedos, da chupeta ou interposição de lábios, devem ser observados. Esses hábitos levam com freqüência a maloclusões, como a mordida aberta e a sobressaliência (em que a criança se mostra dentuça), que precisam de apoio fonoaudiológico.

Se houver falta de espaço para o alinhamento dos dentes, os pais devem procurar ajuda profissional para uma avaliação. O tratamento nessa fase atenua os problemas para a fase seguinte de troca.

É preciso deixar bem claro que o diagnóstico de um planejamento ortodôntico-ortopédico é bastante complexo, envolve diversas estruturas da face e necessita de exames preliminares.

Existem vários recursos para o tratamento de maloclusões da dentição decídua, mas o tratamento com as Pistas Diretas Planas é o menos invasivo e mais funcional a todo Sistema Estomatognático.

São indicadas quando o ajuste oclusal por decréscimo não foi suficiente para equilibrar a função oclusal.

Esse tratamento consiste no acréscimo de resina composta nos dentes decíduos estimulando os contatos oclusais que estimulam a correção da maloclusão.É importante entender que as pistas não excluem tratamento posterior, sendo utilizado para esta fase do desenvolvimento oclusal.

Pode ser realizado de maneira indireta com o recurso de moldagem e confecção das pistas em laboratório e depois transferida para a boca com moldeiras pré-confeccionadas ou pelo modo direto realizado diretamente na boca.

Posteriormente abordaremos as demais maloclusões.

 * Livro: Saúde bucal do bebê ao adolescente: Correa; M.S.N
   Livro: Ortopedia e ortodontia para a dentição decídua; Chedid; S.J

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>