Destaques — 03 dezembro 2012
A criança e o mundo das imagens através da leitura

Separar um tempo para ler com seus filhos desde bebês é um presente prazeroso que os pais podem dar a si mesmos e aos seus filhos!

Nesse momento, que pode se tornar mágico, quando preparado com cuidado, um mundo pode ser explorado através das paginas de um livro. Mas a leitura exige um cuidado especial, pede um local apropriado e um momento calmo.

Como um ritual, ela requer um espaço, um tempo, silêncio, ou seja, exclusividade.

Mas nem por isso ela não é uma atividade individualista, pelo contrário, por meio da leitura seja grupal, familiar ou individual estreitamos os laços com aqueles que compartilhamos quando lemos ao lado de alguém com alguém, para alguém, ou ainda quando conversamos sobre o que lemos com alguém.

 Enfim a leitura pode ser uma atividade criativa!

Ler para a criança pequena exige alguns cuidados como: não esquecer que o foco é o prazer dela, logo, é importante não pressioná-la, manter uma atmosfera harmoniosa, agradável e ao mesmo tempo espontânea e informal.

A entonação da voz, os gestos, as gravuras e a interação da criança com a história são fatores importantes que pedem muita flexibilidade por arte do contador de história.

Penso que importante não é terminar o conto ou conseguir ler uma quantidade de páginas, mas sim, a qualidade da interação com o livro e com a leitura que a criança e o adulto conseguiram alcançar!

Mais do que cumprir uma tarefa de ler alguma coisa para o seu filho diariamente, uma leitura realizada com prazer e sem pressa, pode abrir-lhe possibilidade para, mais tarde, em sua vida, ele poder recorrer a esse recurso tão rico que é acessar o mundo das imagens por meio do livro!

*Dra. Maria Silvia Pessoa
Psicóloga, CRP 06/ 24154-6
Doutora em Psicologia Clínica-PUC-SP

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>