Destaques — 16 novembro 2012
Vernizes fluoretados

Vernizes fluoretados foram originalmente desenvolvidos com a finalidade de prolongar o tempo de contato entre o flúor e o esmalte dental.

Os vernizes ficam aderidos na superfície do esmalte inclusive após concluída a aplicação, permanecendo por longo período e atuando como “ reservatório” de flúor de dissolução lenta.

A aplicação do verniz fluoretado deve ser realizada de preferência logo após as refeições, já que nas 12 horas  seguintes recomenda-se que os pacientes  tenham uma alimentação leve e líquida e não escovem os dentes nesse período, para permitir boa aderência da película do verniz, e assim obter o melhor efeito possível.

Em razão dessa indicação, é interessante que as crianças compareçam ao consultório no fim da tarde (em especial aquelas com alto risco de cárie ou cárie ativas) após as refeições, dessa forma, não terão necessidade de alimentação mais pesada e escovação de dentes nesse dia.

Esses cuidados são indicados pelos pesquisadores e os próprios fabricantes com o propósito de que o verniz permaneça sobre as superfícies dentais por um tempo mais prolongado.

É importante que, antes de ser realizada a aplicação, seja explicado tanto para os pais como para a criança que os dentes ficarão amarelados, mas que isso passará ou poderá ser removido durante a escovação no dia seguinte.

Apesar de estar trabalhando com crianças menores, é necessário que por meio de linguagem simples elas sejam informadas como, por quê, e para que é realizado esse procedimento,  com a finalidade de que entendam que o dentista está ajudando na manutenção de sua saúde.

No caso da utilização dos vernizes amarelados , é importante fazer com que a criança compreenda que o procedimento envolve “uma pinturinha amarelada, que é uma vitamina, que deixará os dentes mais fortes, e que no dia seguinte, quando escovar os dentes, eles ficarão novamente brancos e bonitos”.

No caso específico de uma aplicação de verniz fluoretado no consultório odontológico, consideramos que seja necessário realizar a profilaxia profissional (limpeza). A mesma inclui prévia evidenciação da placa bacteriana (solução de fucsina ou verde de malaquita e eritrosina), com a finalidade de mostrar aos pais ou responsáveis, e inclusive a própria criança os locais onde não está sendo realizada uma higienização adequada.

Mostrar a técnica de escovação correta e motivá-los a uma fase de manutenção domiciliar adequada também poderá fazer parte do programa educativo.

Recomendações:

- O flúor gel é mais eficaz na prevenção de cárie em crianças na fase escolar;

- Duas ou mais aplicações de verniz fluoretado ao ano são suficientes para prevenção de cárie, tanto na dentadura decídua como na permanente, assim como em pacientes com alto risco de cáries.

- Os vernizes fluoretados requerem menos tempo de aplicação e são melhor aceitos pelos pacientes, principalmente pré-escolares, se comparados com o flúor gel.

Cuidados:

- Recomenda-se que após a aplicação do verniz o paciente não ingira alimentos no mínimo por 4 horas.

- Durante 12 horas após aplicação do verniz, recomenda-se uma alimentação branda, pastosa e líquida, com a finalidade de diminuir as possibilidades de remoção do produto.

- A escova pode ser liberada somente 12 horas após a aplicação. Portanto, a execução desse procedimento de preferência  é indicado para ser realizado no dia seguinte..

- Concluída às 12 horas após a aplicação, o verniz residual que ainda possa estar aderido às superfícies dentais, deverá ser removido com a escovação.

- O verniz fluoretado assim como qualquer outro método de aplicação tópica de flúor profissional não deverá ser aplicado com o paciente em jejum.

- De preferência, os vernizes fluoretados não deverão ser aplicados sobre as gengivas com sangradura, devido á possibilidade e risco de manifestações alérgicas.

 *Livro: Odontopediatria na Primeira Infância - 3ª Edição - Corrêa, M.S.N

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>