Destaques — 16 novembro 2012
Família e Aprendizagem

Para entender o porquê de algumas dificuldades de aprendizagem em crianças que não apresentam nenhum problema orgânico, nenhum problema no desenvolvimento das funções cognitivas e nenhum nas habilidades, tais como: fala, leitura, escrita e aritmética.

É importante observar a dinâmica familiar desta criança como: relações entre pais-filhos, as relações de afetividade dentro da família, a história educacional da criança e os cuidados dedicados a esta.

Pesquisas demonstram o quanto a dinâmica familiar (a falta de tempo dos pais para se dedicarem aos filhos, ausência de afeto dos pais com seus filhos, a má relação entre os pais e observada pela criança, ausência de diálogos, e o fato também de algumas só terem contatos com seus pais nos finais de semana) pode estar relacionada à dificuldade de aprendizagem e também na formação da personalidade no desenvolvimento do caráter da criança.

Com ausência de afeto a criança carrega consigo insegurança, fobias, desconfianças, dependência dos pais, infantilidade, desanimo, ansiedade, inferioridade, baixa auto-estima, apatia, instabilidade emocional, possíveis distúrbios emocionais, problemas de comunicação, impulsividade e insucesso educacional.

É na família que a criança encontra noções sobre: sua identidade; seus medos e frustrações, seus desejos, suas emoções, como alcançar sua autoconfiança; valores (o certo e errado) e crenças; como desenvolver suas potencialidades; como construir suas habilidades intelectuais, dando oportunidades para experimentar seus primeiros sucessos e fracassos, e ainda ajudando-a a desenvolver-se socialmente, emocionalmente e culturalmente.

Portanto estar presente na vida de seus filhos, interagirem com eles, demonstrarem afeto e carinho através de ações e gestos é de vital importância para o desenvolvimento da personalidade, do caráter e cognitivo desta criança.

* Rita Picinini - Psicopedagoga

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *