Destaques — 08 novembro 2012
TPM e Adolescência

Pois é, adolescente também pode ter TPM!

Chamamos de Tensão Pré Menstrual ou Síndrome Pré Menstrual os sintomas físicos e emocionais que aparecem na segunda parte do ciclo menstrual, ou seja, no mínimo 5 dias antes da menstruação.

O diagnóstico é feito na existência de pelo menos um sintoma clínico e um psicológico.

Os achados físicos mais comuns são: dor de cabeça, inchaço e dor nas mamas, espinhas, inchaço abdominal, tonturas, palpitação e diarreia.

Já os emocionais são: irritabilidade, ansiedade, choro fácil, ataques de fome, tristeza, piora da concentração e da memória.

Nas adolescentes com TPM estes sintomas costumam aparecer todos os meses.

As causas da TPM ainda estão em estudo, mas já se sabe que é hereditária, ou seja, frequentemente outras mulheres da família também apresentam este mesmo quadro. O tabagismo parece estar relacionado com a piora dos sintomas.

Não existe cura para a TPM, só controle. Relaxamento, meditação e exercícios físicos podem ajudar.

Se não for o suficiente e os sintomas estiverem incomodando, procure um médico para que este avalie qual é o melhor medicamento para você.

* Dra. Andréa Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>