Destaques — 08 novembro 2012
Desenvolvimento de Leitura

Cada criança desde o nascimento tem uma maneira especial de se expressar, de gorjeios, de entonações diferentes, choros, vocalizações, etc… São estas expressões que demonstram o que gostariam de transmitir em termos de linguagem.

Através desta linguagem vai se construindo a comunicação entre a criança e seus pais.

A criança começa compreender o que ouve dependendo do que vê e o que vê depende das experiências significativas que a envolvem.

Por esta panorâmica o processo auditivo e visual são também funções importantes no desenvolvimento da fala.

A função auditiva permite que a criança discrimine os sons e os organize na formação das palavras enquanto que a função visual permite que a fala (palavras) sejam transferidas para símbolos gráficos.

Desta forma é através da fala que se dá o processo de leitura e escrita, pois muito antes de aprender a ler a criança já conhece muitas palavras.

Normalmente as dificuldades de leitura e escrita são observadas durante a fase de alfabetização, ou seja, quando a criança está com 6 ou 7 anos.

Dificuldades de leitura e escrita podem estar relacionadas com problemas orgânicos, psicológicos, pedagógicos, sócio-culturais, com problemas de discriminação auditiva principalmente quando no histórico da criança é mencionadas Otites de repetição ou também com problemas de percepção visual, considerando que para ler e escrever é necessário o reconhecimento dos símbolos gráficos.

O processo de leitura se dá por estágios distintos, sendo que no primeiro estágio a criança identifica a palavra como desenhos a partir da sua aparência visual, no segundo estágio já consegue compreender a relação entre a letra e o seu som e no terceiro estágio inicia a hipótese silábica e também já compreende que a escrita representa o som da fala.

Portanto pode-se dizer que a fala é um processo que vai se desenvolvendo naturalmente enquanto a leitura e escrita vai se adquirindo e aprendendo conforme as superações de cada um dos estágios.

Isto posto, destaca-se a importância fundamental do acompanhamento dos pais no desenvolvimento da criança.

Rita S. C. Picinini 
 Psicopedagoga / Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento 

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

                                     

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