Durante a primeira consulta serão conversados vários temas a partir de suas dúvidas.
Essa primeira consulta é a mais importante de todas, pois a partir dela, você decidirá o que fazer para atingir seus objetivos quanto à saúde bucal de seu filho, e solucionará questões pendentes como: dentes com cárie, restaurações que caem, dentes com abcessos estomatites
Quanto tempo dura a primeira consulta?
Reserve algumas horas, pois além da conversa com os pais, a criança passará por exame clínico e será feito um planejamento do tratamento.
Caso precise de orientação mais urgente com relação ao uso de acessórios de higiene, os pais ou responsáveis serão orientados nessa primeira vez. Dependendo do caso será feita uma profilaxia para uma melhor visualização no exame clínico.
Na primeira é possível a realização de tratamento de canal ou extração?
Normalmente, os procedimentos serão realizados na primeira consulta apenas em casos emergenciais, em que o paciente estiver sentindo dor ou algum incômodo, depois de todas as dúvidas esclarecidas.
Como funciona se a criança não deixa realizar algum procedimento?
Todas as características da criança, bem como o tipo de condutas que os pais têm em casa, precisam ser conversadas na primeira consulta
As atitudes a serem tomadas não seguem um padrão, portanto, o que precisa sempre ser realizado é uma conversa sincera, para definir o temperamento e o momento que a criança esteja vivendo, em casa e na escola.
Assim, definem-se quais serão as ações necessárias, por parte do profissional e dos pais, no consultório e em casa.
De que maneira os medicamentos Homeopáticos ou Antroposóficos agem facilitando o tratamento dentário?
Eles podem atuar de diversas maneiras. Podemos dizer que visamos atingir um equilíbrio geral, para conseguirmos uma boca saudável, sem cáries, descalcificações, gengivite, estomatite, tártaro, bruxismo, manchas, aftas repetitivas ou doenças.
Os medicamentos antroposóficos são portanto, desse ponto de vista, poderosos aliados em situações de pacientes com dor, falta de apetite, sono irregular, medos, insegurança, pânico, que se manifestam de forma irada e que desmaiam com facilidade.
Quando deve ser realizada a primeira consulta ao Odontopediatra?
Antes mesmo do bebê comparecer a clinica, o ideal seria que a futura mamãe realizasse uma consulta com o profissional, para receber orientações, que visam prevenção. Caso não seja possível a futura mamãe comparecer a esta consulta, o bebê devera ser levado ao odontopediatra assim que nascerem os primeiros dentes, por volta dos seis meses à uma ano de idade.
* Dra. Carmem Silvia Patriani de Carvalho.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”