Destaques — 01 novembro 2012
Comportamento alimentar do pré-escolar

Nessa fase, a criança apresenta ritmo de crescimento regular e inferior aos dois primeiros anos de vida. Sendo assim, suas necessidades nutricionais e apetite são menores.

Muitas vezes essa característica da idade é avaliada de maneira errada, gerando preocupação nos pais e consumo inadequado de medicamentos estimulantes do apetite.

O apetite pode variar de acordo com a temperatura ambiente, ingestão na refeição anterior, atividade física, cansaço, grau de excitação e condições emocionais. Ele ainda pode ser regulado pelas preferências alimentares apresentação da alimentação (local de refeição, utensílio e combinação de cores,texturas e cheiros).

Apetite variável, seletividade alimentar, ciclos de preferência por alguns  alimentos e caprichos na hora de comer não devem ser combatidos com medidas rígidas. Em paralelo, comportamentos como recompensas, chantagens, prêmios  punições e castigos para forçar a criança a comer, devem ser evitados, pois podem reforçar comportamento de recusa alimentar  e gerar futuros distúrbios alimentares.

Os pais devem aceitar essa fase como uma etapa na construção do  comportamento alimentar na infância.

Durante essa fase, as crianças não aceitam novos alimentos prontamente, negando-se a experimentar qualquer  alimento desconhecido e que não faça parte de suas preferências alimentares. Para que esse comportamento modifique-se, é necessário que a criança prove o novo alimento, em torno de 8 vezes, mesmo que em quantidade mínima, para identificação do sabor , visual, aroma e  textura.

Vale lembrar que a criança possui mecanismos de saciedade que determinam a quantidade de alimentos que  seu corpo necessita, por isso, deve ser permitido  que ela exercite o seu controle de ingestão.

*  Vera Regina Mello Dishchekenian

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>