Destaques — 19 outubro 2012
Prótese fixa funcional em crianças com perda precoce de dente anterior

Quando uma criança perde o dente de leite precocemente, devido a um trauma dentário, este dente deverá ser substituído.

A perda precoce em tenra idade, entre 2 e 5 anos, pode acarretar alterações de arcada dentária, fala, mastigação, deglutição, além do problema estético, que é muito importante para a criança. Muitas crianças não querem ir à escola por terem perdido o dentinho da frente precocemente.

 A substituição do dentinho perdido é muito importante para que seja mantido o espaço necessário para o dente permanente e para evitar futuros problemas de oclusão, ou seja, no encaixe dos dentes permanentes.

Uma opção muito boa para substituir o dente perdido é através da confecção de uma prótese fixa funcional, pois geralmente as crianças muito novinhas não têm maturidade para usar um aparelho mantenedor de espaço removível.

O planejamento das próteses fixas para pacientes infantis deve-se levar em consideração o crescimento e desenvolvimento da criança.

Por isso, a prótese fixa mais utilizada na Odontopediatria é a prótese com cursor conhecida como prótese de Denari, pois embora sendo fixa não altera o crescimento dos arcos dentários da criança, pois acompanha este crescimento.

Esta apresenta entre os incisivos centrais um cursor com encaixe, que vai se abrindo à medida que a maxila vai crescendo e se desenvolvendo no sentido transversal.

É importante salientar que não há necessidade de desgastar os dentes para encaixar a prótese.

Alguns cuidados devem ser observados durante o uso da prótese.

É importante o Odontopediatra realizar um controle clínico periódico para avaliar se as próteses estão bem adaptadas, se tiveram algum deslocamento ou fratura.

A orientação e motivação da higiene devem ser intensificadas, para evitar o acúmulo de placa bacteriana sobre a região da prótese fixa.

O controle radiográfico é imprescindível para avaliar o estágio de formação do dente permanente sucessor e determinar o momento oportuno para a remoção da prótese que deverá ser feita pelo Odontopediatra que acompanha o caso.

 

Vantagens da Prótese Fixa Funcional ou Prótese Denari

* Não necessita da colaboração da criança para o uso, por ser uma prótese fixa;

*  Não interfere no crescimento da criança;

*  Mantém o espaço necessário para o dente permanente sucessor, prevenindo a maloclusão;

* Devolve a função mastigatória;

* Impede a interposição de língua durante a fala e deglutição;

* Devolve à estética, que é tão importante para o convívio social da criança.

Manter o sorriso e a auto-estima elevada da criança até o nascimento do dente permanente é função do Odontopediatra, para manter a saúde bucal e emocional deste “pequeno cliente” que está em formação.

Vamos buscar uma geração Cárie-Zero livre de problemas de oclusão.

* Lúcia Coutinho

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>