Destaques — 12 outubro 2012
Quando devemos iniciar o tratamento Ortopédico Funcional?

Pergunta das boas, das interessantes, das vitais…

Se o paciente viesse nos procurar para uma avaliação inicial, de caráter preventivo ou de esclarecimento a situação é uma,  mas se nos aparece já com algum tipo de patologia instalada, o quadro se modifica.

A resposta direta à mesma é difícil, porém, se analisarmos alguns aspectos, ela se apresentará:

– Da maturidade do paciente e de seus responsáveis: estamos prontos a entender que o tratamento envolverá a todos ?

– Temos o preparo profissional suficiente para dar a atenção pessoal, psicológica e técnica que a faixa etária exige?

– O caso precisa de aparelhos, ou Pistas Diretas conjugadas a Desgaste Seletivo bastarão para se alcançar a resolução necessária? (há casos que o uso das PDP evitam o tratamento com aparelhos de qualquer especialidade)

– Há implicação de ordem genética? (como postergar o tratamento de uma mesioclusão?)

A utilização ordenada e embasada dos meios de diagnóstico (modelos gnatostáticos, radiografias, tomografias tridimensionais volumétricas, anamnese, exame clínico e ouvir bastante, pode nos auxiliar de modo definitivo no processo decisório do melhor momento de aplicação de nossa sugestão terapêutica.

O conhecimento dos estágios de desenvolvimento (Simões,2003), somado a muito estudo e desenvolvida capacidade de percepção das alterações e síntese, resultará numa baixa percepção da dificuldade, pois esta não se apresentará.

Enfim, se o paciente se apresenta para avaliação inicial preventiva ou de esclarecimento, a aplicação destas perguntas e sugestões apontará da indicação imediata de se adotar o tratamento.

Mas, se a patologia já está instalada, difícil será que a resposta seja diversa de: ¨… o tratamento com OFM está indicado no momento que nos foi possível o diagnóstico da maloclusão que aflige o paciente.

* Livro: Ortopedia Funcional dos Maxilares baseada na reabilitação Neuro oclusal¨, Simões,WA; 2003; Ed.Artes Médicas.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *