Destaques — 11 outubro 2012
Alergias Alimentares

As alergias mais comuns que aparecem nas crianças pequenas são as alergias alimentares, respiratória e de pele.

Hoje falarei da alergia alimentar.

A criança alérgica pode apresentar um ou mais tipos de alergias concomitantemente.

O fator hereditário, genético, tem grande influência no desenvolvimento destas doenças, sendo bastante comum encontrarmos casos de alergias em outros membros da família.

As alergias alimentares estão relacionadas com o que as crianças ou suas mães (em caso de aleitamento materno) ingerem.

Atualmente observamos um aumento da incidência dos casos de alergia alimentar, o que se deve em parte pelo maior número de diagnósticos, mas também pela exposição precoce  das crianças  à alimentos alergênicos e aos industrializados, com seus corantes e conservantes.

Os alimentos mais alergênicos são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Quanto mais precoce o contato das crianças com estes alimentos, maior o risco de desenvolver alergias.

Alguns bebês manifestam sintomas de alergia mesmo em aleitamento materno exclusivo, o que ocorre pela passagem dos alergenos  pelo leite materno.

Os sintomas mais comuns neste tipo de alergia são:  cólicas, refluxo gastroesofágico, vômitos e diarreias (que podem apresentar sangue ou muco).

Doenças de pele também podem ser consequência de alergia alimentar, como as urticárias (placas vermelhas e pruriginosas no corpo), os eczemas de pele, que nos bebês aparecem como ressecamento da pele, de coloração avermelhada, principalmente em face, tronco e superfície externa de membros.

Nas crianças mais velhas se localiza mais em regiões de dobras, como joelhos e cotovelos.

O tratamento para a alergia alimentar é a exclusão total do alimento.

A boa notícia é que, se diagnosticadas precocemente e feita a exclusão de forma correta, a grande maioria das crianças não terá mais sintomas de alergia aos 2 anos de idade e poderão comer qualquer tipo de alimento.

* Andrea Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>