Destaques — 04 outubro 2012
Alimentação na adolescência

A adolescência é considerada um período crítico do desenvolvimento humano, pois as mudanças fisiológicas associadas ao intenso crescimento e mudanças nos padrões  alimentares podem aumentar o risco de doenças como obesidade, pressão alta, colesterol alterado e diabetes; que persistirão no futuro.

As causas das doenças crônicas estão relacionadas com opções de comportamento feitas desde a infância, acentuadas nessa faixa etária.

Mudanças nos hábitos alimentares dos adolescentes, como o alto consumo de açúcar, gorduras e sal e baixo consumo de frutas e hortaliças estão associadas a importantes alterações no metabolismo.

Dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2009 apontam que  biscoitos, doces, pães, frituras, refrigerantes e sucos,  participam com porcentagem maior de calorias diárias da dieta, do que alimentos tradicionais como o arroz, feijão e macarrão.

As refeições domésticas estão sendo substituídas por lanches fora de casa: escola, quiosques, lanchonetes; na maioria das vezes por alimentos pouco saudáveis.

Paralelamente, o jovem conquista sua autonomia alimentar e mesmo dentro de casa, passa a preferir alimentos processados, associados a modismos ditados pela mídia.

Nessa fase, o ideal é que o adolescente faça em média 5 refeições ao dia, baseadas em alimentos saudáveis, in natura e integrais, com o mínimo  consumo de alimentos industrializados.

* Vera Dishchekenian

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>