Destaques — 04 outubro 2012
Adolescência

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescência é o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos. Esta é a fase de transição da infância para a vida adulta . É mudança de estilo e de personalidade.

A busca da identidade adulta e da independência são os principais objetivos, mesmo que inconscientes, sendo acompanhados pelas mudanças físicas e cognitivas.

A mudança do corpo acontece repentinamente, sem que isto seja solicitado, o que leva muitas vezes a um sentimento de angustia e ansiedade. O indivíduo se torna mais recatado e passa a querer ficar mais tempo em seu espaço privativo (geralmente seu quarto).

O afastamento dos pais acontece para que o jovem procure sua própria identidade.

Ele se aproxima de outros adolescentes para que, juntos, comecem a descobrir o mundo dos adultos, acertando e errando em grupo.

Nesta fase busca por si mesmo, é comum que os grupos se modifiquem, conforme a identificação ou não com determinados comportamentos.

Outra característica bem perceptível nos jovens é o questionamento. Questiona-se a religião, a política, a escola e tudo o que os rodeia.

O adolescente se acha poderoso e acredita que pode fazer um mundo melhor, à sua maneira.

O desenvolvimento da sexualidade acontece neste momento da vida e desperta grande curiosidade.

A busca por informações e experiências é ávida.

O adolescente é, portanto, um ser em fase de experimentação. Demonstra euforia com os sucessos alcançados e frustração diante das derrotas.

Muda de ideias e de comportamento quase que diariamente para aos poucos se moldar como um adulto.

Cabe aos pais entenderem este momento, dando acolhimento e espaço quando estes forem solicitados, assistindo, diante de seus olhos, a formação de um indivíduo maduro e independente.

* Andrea Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>