Destaques — 28 setembro 2012
Boca do recém nascido

A tendência atual no campo da saúde é dar ênfase a um atendimento precoce, que se inicia antes do primeiro ano de vida.

Hoje não é tão difícil ver crianças de poucos dias ou meses de vida sendo levadas ao consultório odontológico, para receberem os primeiros conselhos educativos ou devido à existência de alguma alteração ou anomalia.

É importante que profissionais da área da saúde, responsáveis pelo bem-estar da criança, considerando aqui tanto pediatras como odontopediatras, tenham o conhecimento necessário sobre as características morfológicas de uma cavidade bucal dentro dos padrões da normalidade durante o nascimento. Além disso, é importante que saibam reconhecer e diagnosticar, de maneira segura e correta, as anormalidades em estágios precoces e as prováveis anomalias que se apresentam nos pacientes pediátricos, com a finalidade de orientar, alertar e/ou tranquilizar os pais ou responsáveis e indicar o tratamento adequado.

Ao nascimento, a coordenação dos processos biológicos é quase totalmente genética e, com o passar do tempo, ocorrem influências ambientais; assim, a função fará o papel integrador ente o crescimento ósseo, dentes e oclusão.

 O aparelho mastigador desenvolve-se como uma resposta a experiências particulares da função, necessitando dos estímulos para o desenvolvimento e a manutenção de um estado fisiológico adequado, proporcionando resistência máxima a injúria.

Buscar o equilíbrio da oclusão é procurar eficiência, executando o melhor trabalho com o menor esforço, levando-o ao equilíbrio morfofuncional e estático.

É importante orientar e supervisionar o crescimento e o desenvolvimento, estabelecendo relação maxilomandibular que resulte em harmonia facial com, a promoção de saúde bucal, como a prevenção da doença cárie e periodontal mantendo e monitorando respiração, mastigação, deglutição e fonação desde o nascimento, garantindo a presença dos estímulos normais.

Fontes: Livros:  Ortopedia e ortodontia para dentição decídua - Chedid; S.J
                                 Manual de Odontopediatria - Guedes; A.C.P 

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

 

 

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>