Destaques — 27 setembro 2012
Bruxismo

O bruxismo é considerado uma disfunção da mastigação e pode ocorrer em forma de apertamento dentário que consiste em manter os dentes cerrados de maneira contínua por um determinado período, de maneira consciente ou inconsciente.

Ele pode aparecer na infância, especialmente entre os dois e quatro anos, período de intensas modificações psicológicas, medos e fantasias, associados a distúrbios da fala e do sono, tendo caráter  temporário ou persistente.

Suas causas não são claras, mas parecem ter relação com fatores psicológicos e hereditários ou ainda como uma tentativa de suprir a necessidade neuromuscular da mastigação, talvez não estimulada regularmente.

O bruxismo  pode comprometer a sustentação dos dentes, bem como favorecer o surgimento de dor, fadiga, hipertrofia dos músculos da mastigação, disfunção nas articulações temporomandibulares (ATM) e dores de cabeça.

A mastigação de indivíduos que apertam e/ou rangem os dentes prejudica a função de trituração do bolo alimentar e muitas vezes é unilateral.

O tratamento consiste em prevenir o desgaste dos dentes, a hipertrofia dos músculos da mastigação e o agravamento da disfunção das ATM.

*Vera Regina M. Dishchekenian

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>