Destaques — 20 setembro 2012
Bruxismo

É conhecido por bruxismo o ato de ranger e/ou apertar os dentes durante o sono.

Estudos recentes relatam seu aparecimento em até 45% das crianças em idade pré-escolar, com pico entre 3 e 6 anos.

Existem diversos fatores que podem colaborar com seu surgimento, entre eles as doenças respiratórias, o mau posicionamento dos dentes, tendência familiar e fatores psicológicos. Sabe-se que o estresse, a insegurança, a tensão e a ansiedade são os principais causadores deste comportamento.

Apesar de não ser considerado como uma doença, o bruxismo pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, gengivites, dores musculares em face, cabeça, nuca e ouvidos.

Não existe um tratamento específico para esta alteração de comportamento do sono, mas recursos foram desenvolvidos para minimizar suas conseqüências, tais como as placas dentárias e, quando necessário, o uso de ansiolíticos. Ambos não costumam ser utilizado em crianças, que recebem como prescrição médica realizar atividades lúdicas que diminuam a tensão e aliviem a ansiedade. Quando necessário solicita-se a avaliação de um psicólogo.

O bruxismo é, portanto, atrás somente do sonilóquio (falar dormindo), a alteração de sono mais freqüente em crianças. Tem alta incidência em crianças de 3 a 6 anos de idade e costuma melhorar com o crescimento.

*Dra. Andrea Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia , Pediatria  e outras especialidades”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>