Destaques — 10 setembro 2012
A importância dos dentes de leite

Muitos pais ignoram a importância dos dentes de seu filho, especialmente dos de leite (também chamados de dentes primários). Alguns pais não percebem que os dentes ajudam em outras funções que não se limitam só à mordida e mastigação.

Os dentes do seu bebê realizam as seguintes funções:

- Ajudam na mastigação e na fala;

- Auxiliam no desenvolvimento normal dos ossos do maxilar e dos músculos faciais;

- Contribuem para uma boa aparência;

- Guardam espaço para os dentes permanentes e ajudam a orientá-los na posição correta.

Sem dentes saudáveis e razoavelmente bem alinhados, seu filho pode ter dificuldade para mastigar e pode não conseguir fazer uma dieta bem balanceada. Se sua boca estiver dolorida porque tem cárie, caiu os dentes ou a gengiva está machucada, pode ser que ele não queira comer ou só aceite alimentos ou líquidos que consiga engolir sem sentir dor. Mas a criança precisa de vários alimentos para ter uma dieta balanceada, e mastigar alimentos de diferentes texturas estimula e exercita as gengivas, além de funcionar como limpeza para os dentes.

SEQUENCIA E CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO DOS DENTES DECÍDUOS:

Dentes Inferiores Superiores
Incisivos centrais 08 meses 10 meses
Incisivos laterais 11 meses 13 meses
Primeiros molares 16 meses 18 meses
Caninos 20 meses 22 meses
Segundo molares 28 meses 30 meses

 

DENTES NATAIS E NEONATAIS:

Dente natal é aquele que está presente no nascimento, ou seja, irrompeu  quando o bebê ainda estava no útero materno.

Dente neonatal: é aquele que inrrope durante os primeiros 30 dias após o nascimento da criança. Quando isso acontecer, é preciso ir ao odontopediatra fazer um exame clínico e radiográfico, para saber se é um dente extranumerário ou um dente decíduo da série normal.

Se for um dente extranumerário, é indicada a extração. Se o dente pertencer à série decídua, existe duas opções de tratamento: a extração ou a tentativa de mantê-lo na cavidade bucal. Se  impedir a amamentação, deverá ser removido porque a amamentação é essencial para a sobrevivência da criança.

Como cuidar dos dentes de leite

Você deveria começar a verificar periodicamente a boca de seu bebê mesmo antes de surgir o primeiro dente. Isso lhe daria uma idéia da aparência normal de sua boca. Choramingos ou aumento da salivação podem preceder a dentição. Outros sinais comuns da dentição são mudanças nos hábitos alimentares, problemas para dormir e irritabilidade excessiva.

Se a gengiva do bebê estiver avermelhada e inchada ou se você conseguir sentir ou ver a ponta de um dente, a dentição provavelmente é a causa dessas mudanças de comportamento. Entretanto, se ele também apresentar febre, erupções na pele ou vômito, pode haver alguma coisa errada.

O excesso de choro pode ser sinal de que os dentes de seu bebê estão nascendo.

Seu bebê terá uma vontade incontrolável de mastigar alguma coisa; então dê a ele um mordedor de borracha ou alimentos mais duros.

Os bebês têm necessidades diferentes uns dos outros e podem precisar de outro tipo de ajuda. Verifique com o pediatra ou o odontopediatra  antes de usar qualquer produto para aliviar o desconforto da dentição. Para ajudar a diminuir a dor das gengivas, esfregue uma gaze umedecida duas ou três vezes ao dia.

Depois que os dentes do bebê começarem a nascer, limpe-os diariamente com uma gaze ou um paninho limpo molhado até que ele tenha idade suficiente para usar escova de dentes. Após a erupção dos primeiros dentes, compre uma escova de dentes infantil com cerdas macia.

Pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir escove os dentinhos dele. Durante o dia, após as refeições, deixe que seu filho escove os dentes  sozinho.  Nessa idade, não adianta tentar explicar técnicas de escovação para ele, o mais importante é estabelecer um padrão de cuidado com os dentes.

*Fonte: Livro Saúde Bucal do Bebê ao Adolescente - 2ª Edição; Correia, M.S.N

 

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria  e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>