Destaques — 31 agosto 2012
Desmame do Aleitamento Artificial

O melhor alimento para os bebês nos primeiros meses de vida é o leite materno. Nas situações em que este alimento não pode ser utilizado, seja por causas maternas ou do recém-nascido, utilizam-se as fórmulas lácteas. Estas devem ser mantidas até os 6 meses de idade, quando a criança passa a precisar de outros nutrientes. Até este momento o leite é oferecido em média de 6 a 8 vezes ao dia.

Os primeiros alimentos que o bebê tem contato são as frutas, inicialmente na forma de sucos, oferecidas em mamadeiras ou nos copos de transição. Alguns dias depois, a critério médico, são oferecidas as frutas amassadas.

Neste primeiro momento o número de mamadas continua o mesmo, uma vez que o suco é oferecido entre 2 mamadas da manhã e a fruta de tarde, seguida pela fórmula.

Após esta adaptação inicial por 15 a 30 dias, a criança está pronta para receber a primeira papa de hortaliças, geralmente o almoço.

A comida deve ser preparada com legumes, verduras e carnes bem cozidos e amassados, oferecidos com variedade, objetivando-se o desenvolvimento do paladar e o fornecimento de uma dieta balanceada.

 Uma dica é variar a cor da sopinha a cada dia, por exemplo: vermelha (com predomínio de beterraba), amarela (predomínio de mandioquinha) ou verde (com mais verduras). As carnes também devem variar entre frango, carne e peixe. Uma vez adaptada ao almoço, a criança está pronta para receber também o jantar

Neste momento, quando todas as refeições já foram introduzidas, a oferta de leite diminui para 3 vezes ao dia: de manhã, ao acordar; de tarde, no horário do lanche; de noite, antes de dormir.

O leite é a nossa principal fonte de cálcio e por isso deve ser mantido por toda a vida.

 Se por algum motivo ele não for consumido, a reposição deste mineral deve ser feita de alguma outra forma, de acordo com a orientação médica.

* Dra. Andrea Hercowitz
 

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>