Destaques — 29 agosto 2012
Desmame do Aleitamento Artificial

Vale lembrar que o leite continua sendo um alimento essencial na infância, devido ao seu conteúdo nutritivo. Ele é a principal fonte de cálcio da alimentação infantil, sendo ainda rico em proteinas de alta qualidade, vitaminas e minerais.

Seu valor calórico é fundamental para completar o dia alimentar da criança, devendo ser oferecido no café da manhã, lanche da tarde e ceia; na forma  líquida, vitamina  de frutas,  mingau de cereais ou iogurte.

O aleitamento deve ser mantido  como a principal fonte de cálcio nos lactentes, porém o uso da  mamadeira deveria ser restrito até os dois anos de idade, devido aos prejuízos  causados pelo utensílio à saúde oral.

A criança deve ser incentivada a receber o leite e outros líquidos no copo de transição e canudo para ir gradativamente largando a mamadeira e consumir alimentos líquidos no copo convencional.

Sugere-se que a retirada seja feita iniciando-se pelas mamadas do dia e por último a da noite, momento em que o utensílio está associado ao conforto do alimento antes de deitar. Mamar deitado e dormir com o bico na boca, são considerados hábitos prejudiciais.

* Vera Regina M. Dishchekenian

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>