Vale lembrar que o leite continua sendo um alimento essencial na infância, devido ao seu conteúdo nutritivo. Ele é a principal fonte de cálcio da alimentação infantil, sendo ainda rico em proteinas de alta qualidade, vitaminas e minerais.
Seu valor calórico é fundamental para completar o dia alimentar da criança, devendo ser oferecido no café da manhã, lanche da tarde e ceia; na forma líquida, vitamina de frutas, mingau de cereais ou iogurte.
O aleitamento deve ser mantido como a principal fonte de cálcio nos lactentes, porém o uso da mamadeira deveria ser restrito até os dois anos de idade, devido aos prejuízos causados pelo utensílio à saúde oral.
A criança deve ser incentivada a receber o leite e outros líquidos no copo de transição e canudo para ir gradativamente largando a mamadeira e consumir alimentos líquidos no copo convencional.
Sugere-se que a retirada seja feita iniciando-se pelas mamadas do dia e por último a da noite, momento em que o utensílio está associado ao conforto do alimento antes de deitar. Mamar deitado e dormir com o bico na boca, são considerados hábitos prejudiciais.
* Vera Regina M. Dishchekenian
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”