Destaques — 23 agosto 2012
Hábitos Alimentares

A alimentação no primeiro ano de vida é o alicerce para a formação de hábitos alimentares  cujas repercussões ocorrerão ao longo da vida.

O comportamento alimentar da criança associa o consumo alimentar a fatores ambientais e sociais do meio onde a criança está inserida. Ele começa a ser criado ao nascimento, com a amamentação, sendo modificado com a introdução de novas texturas por meio da alimentação complementar, que culminará em aptidões para que a criança receba a alimentação da família por volta de um ano.

Os hábitos alimentares possuem caráter individual e são moldados levando-se em conta a somatória de experiências familiares, cultura, regionalidade, crenças e tabus, condição sócio-econômica e mídia.

Hábitos alimentares baseados em alimentos in natura, de boa qualidade, procedência conhecida e condições de higiene e preparo adequados estão ligados ao bom crescimento e desenvolvimento infantil. Paralelamente, a introdução precoce de alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura está associada a problemas de saúde como obesidade, hipertensão, diabetes e doença cardiovascular.

*Vera Regina M. Dishchekenian

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>