Destaques — 09 agosto 2012
Hábitos Nocivos na Infância

Viver nas grandes cidades no século XXI não é nada fácil para as crianças e adolescentes. A correria do dia a dia, o trânsito, a violência e outros fatores, fazem com que nossos filhos vivam uma infância bem diferente daquela vivida pelas gerações anteriores. As atividades na rua praticamente desapareceram, sendo substituídas pela televisão, computador, jogos eletrônicos e pelo Shopping Center.

Em decorrência dessa mudança de comportamento, o que vemos é a tendência ao sedentarismo e ao erro alimentar, ambos extremamente nocivos para indivíduos em fase de crescimento.

A falta de atividade física, somada à comida de feitio rápido e alto valor calórico contribuem para o aumento de peso, constatado hoje em 20% dos jovens entre 10 e 19 anos e 33% das crianças de 5 a 9 anos.

A obesidade e todas as suas complicações, como colesterol elevado, hipertensão e diabetes tipo 2 aparecem em indivíduos cada vez mais novos e com eles as mais diversas complicações podem surgir, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, com risco imediato ou para a vida adulta.

Estimular a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, associados a uma dieta saudável, balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, é de grande valia para a saúde de nossos filhos. Desta forma estaremos prevenindo doenças e favorecendo seu crescimento físico e emocional.

Bons hábitos dentro de casa,  são o melhor exemplo para as crianças que estão sempre atentas às atitudes dos pais.

Se você anda se alimentando mal e não tem praticado exercícios físicos, está aí um bom motivo para mudar! Se precisar de ajuda, procure um profissional que possa lhe orientar.

* Dra. Andrea Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *