Destaques — 09 agosto 2012
Hábitos de sucção não nutritivos

O Odontopediatra é responsável por orientar a respeito dos hábitos de sucção não-nutritivos, como: chupeta, dedo e mamadeira.

Deve principalmente orientar a remoção destes hábitos, prevenindo assim a instalação de problemas de oclusão.

Quando o bebê nasce, este irá receber o aleitamento materno exclusivo que satisfaz ao mesmo tempo a necessidade de sucção nutricional e a emocional. Quando a criança é introduzida logo cedo ao aleitamento alternado (uso de mamadeira), ou mesmo quando esta não aceita o peito da mãe, a necessidade nutricional acaba sendo satisfeita primeiro do que a necessidade emocional.

A força exercida na mamadeira é menor do que aquela exercida durante a amamentação. Na primeira realiza-se apenas o movimento de sugar e na segunda realiza-se o movimento de ordenha onde é necessário muito mais esforço.

Por isso, o uso da mamadeira deve seguir algumas regras para que não venha a se transformar em um hábito deletério, podendo levar alterações à saúde bucal da criança.

O uso prolongado e inadvertido destes hábitos pode afetar a dentição infantil e estas alterações vão variar de acordo com os seguintes fatores:

  • Duração e tipo de hábito;
  • Freqüência;
  • Intensidade;
  • Posição do dedo ou chupeta na boca;

As principais alterações observadas na presença destes hábitos são:

  • Mordida aberta anterior;
  • Mordida cruzada posterior;
  • Projeção maxilar com projeção dos incisivos superiores;
  • Atresia maxilar;
  • Retrusão mandibular;
  • Posicionamento alterado dos dentes.

As crianças trocam os dentes e não a arcada (base óssea), portanto é importante orientar, desde cedo, o crescimento e desenvolvimento desta arcada, para receber os dentes permanentes.

CHUPETA

As chupetas devem ser utilizadas somente com o intuito de acalmar a criança em momentos de maior agitação, evitando o seu uso contínuo, o que poderia então, levar às alterações na arcada dentaria.

 

É importante saber que não se devem usar prendedores de chupeta na roupa, para que esta não fique a disposição a todo o momento. Alem disso, deve vincular o uso da chupeta com o sono e removê-la após a criança dormir.

Os modelos ideais de chupetas são os de bicos anatômicos (ortodônticos) que tem o formato próprio. As chupetas convencionais apresentam o formato semelhante a uma cereja, que não permite o correto posicionamento da língua, aumentando o risco de alteração na mordida.

Os bicos podem ser de látex ou silicone e o tamanho varia de acordo com a idade da criança e com o tamanho da boca do bebê. Deve-se dar preferência para marcas de boa procedência.

Quanto mais limitado for o uso da chupeta, mais fácil será sua remoção.

DEDO

A sucção digital é mais nociva, pois o dedo apresenta calor, odor e consistência semelhantes aos do mamilo materno, além de estar sempre presente com a criança. Deve-se acrescentar que os danos à cavidade oral podem ser mais nocivos devido à força excessiva que pode ser gerada do braço sobre os dentes e na cavidade oral.

Chupar chupeta ou dedo é um momento de aconchego, de proteção e de prazer. Por isso, é aconselhável que os pais tenham bastante paciência, carinho e atenção para que ajudem a superar essa “perda” que a criança sentirá ao remover a chupeta.

A remoção destes hábitos deve ser gradativa, respeitando a individualidade da criança, ela não deve sentir que esta atitude de remoção de habito é um castigo e sim ser motivada a abandoná-los como algo positivo.

Quanto mais limitado for o uso da chupeta, mais fácil será sua remoção, que deve ocorrer por volta dos 30 meses de idade (entre 2 e 3 anos).

 * Lúcia Coutinho

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>