Destaques — 02 agosto 2012
Mastigação

A face é a parte do corpo humano mais esculpida pela natureza, pelo ambiente e pelos movimentos que executa ao longo da vida; por estes motivos é o lugar que apresenta a maior incidência de deformidades especialmente na região dentoalveolar. A boa relação e forma das arcadas dependem da face; e face das arcadas:é uma relação interativa.

(CAMARGO, 1998; MIZUNO, UEDA, 2006; BERVIAN; FONTANA; CAUS, 2008)

O crescimento do osso é conseqüência de manifestações funcionais e do crescimento de outros tecidos circundantes. O osso se modifica conforme as cargas mecânicas e, portanto, sua forma é um diagrama de forças.

A pressão mastigatória condicionando padrões fisiológicos é um dos estímulos para o crescimento harmonioso e para a manutenção da saúde oral durante a vida.

O que podemos mastigar e os seus nutrientes!

Cenoura

Está presente o betacaroteno, que é uma provitamina, precursora da vitamina A, capaz de proteger as artérias, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções, além de ser anticancerígena e possuir ação protetora. Também estão presentes as vitaminas C e D e do complexo B, que ajudam na manutenção do sistema nervoso.

Maçã

É uma excelente fonte de antioxidantes. Ajudam a proteger contra doenças coronárias. Capacidade de captação de substâncias tóxica (metais pesados). Tem a mais alta concentração de fenóis livres.

Goiaba

Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina: A, B1,C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Auxila no combate e infecções e hemorragias, fortificam os ossos, os dentes e o músculo cardíaco. Melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e da maior resistência física. Deve ser evitado por pessoas que apresentam problemas de intestino preso.

Pêssego

Rico em vitamina C e Pro-vitamina A. Possui boa quantidade de fibras. Boas quantidades de poligoelementos, tais como: potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio. Também apresenta vitaminas do complexo B(B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12), além das vitaminas K e E.

Manga

A polpa da manga é rica prepióticos, fibras alimentares, vitamina C, carotenóides e provitamina A. Propriedades: diurético, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Pêra

Possui vitamina C, A, complexo B. A pêra ativa a circulação, reduz a pressão arterial, possuindo ação laxativa e digestiva. As folhas da pêra, em infusão ajuda a combater cálculo renal e infecções urinárias.

Kiwi

É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C. É rico em potássio, cálcio e fósforo. Possui pectina. Fibra importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.

Morango

Rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B. São dadas algumas funções para o morango, como: tratamento de gota, reumatismo; aumenta a resistência às infecções;  ação anticancerígena; possui muitas fibras.

Coco

Apresenta carboidrato, lipídio, vitaminas (B1, B2, B6 e C), minerais (potássio, fósforo, magnésio, sódio e ferro) e fibras. É calórico, e por isso, deve ser consumido com cautela.

Banana

Fonte alimentar de, principalmente de potássio e vitaminas B6, alem de vitamina C e acido fólico e aliado às fibras e açucares simples, como glicose, sacarose e frutose, que também a compõem. Constitui-se um alimento de alto valor nutritivo e de grande potencial para agir como combustível para o organismo.

Melão

Possui poucas calorias, já que grande parte de sua composição é água. Apresenta pequena quantidade de carboidratos, proteína e lipídio, mas é rico em potássio e vitamina A e C.

Uva

É rica em vários nutrientes. Contém taninos, proteínas e frutose; possui carotenóides (que formam a vitamina A), vitaminas C, D, E, K e do complexo B(inclusive B12, que é rara nos vegetais). Dos minerais tem potássio,enxofre, silício, ferro,fósforo,magnésio,cálcio e sódio.

Caqui

É pouco calórica e apresenta quantidades significativas de fibra alimentar e vitaminas A e C. Auxilia no bom funcionamento do trato gastrointestinal, acuidade visual e na defesa imunológica do organismo.

Abacaxi

É composto por carboidratos e de pequenas quantidades de proteína e praticamente nula em lipídios. Tem significativa quantidade de vitamina C e também rica em fibras.

Tangerina

Apresenta um bom teor de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de betacaroteno (provitamina A) e fibras. É indicada como diurética, calmante, antiparasítica. Além disso, quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.

Figo

É um alimento nutritivo e rico em açúcares. Por isso, é indicado para grandes reposições de energia e bastante utilizado por atletas. Além disso, apresenta potássio, cálcio e fósforo, fibras e niacina (vitamina B3). O figo é antioxidante, laxante, diurético, digestivo e indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e resfriados. Na medicina caseira é usado como vermífugo em crianças.

Nectarina

A nectarina é uma fruta que resulta do cruzamento do pêssego com ameixa vermelha. É rica em vitamina A. boa fonte de vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Rabanete

É rica em fósforo, potássio e vitamina C, além de quantidades consideráveis de cálcio. Apresenta baixo valor calórico.

Mandioca Frita

Excelente fonte de carboidratos, sais minerais, como, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

* www.nutricaoemfoco.com.br
**www.fruticultura.iciag.ufu.br 

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>