Destaques — 26 julho 2012
Aleitamento Artificial

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para os bebês. Contém todos os elementos necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, não exige preparo e não tem custo algum. Por diferentes motivos algumas mães não conseguem alimentar seus filhos desta forma e para estas, felizmente, existem as fórmulas, ou seja, o aleitamento artificial.

As fórmulas atuais são chamadas de maternizadas, sendo enriquecidas por elementos existentes no leite materno, favorecendo o desenvolvimento dos diferentes sistemas, tais como o imunológico e o neurológico.

O leite deve ser preparado diluindo-se o pó em água fervida e resfriada na proporção indicada pelo fabricante, oferecido em mamadeira com bico ortodôntico. Quem decide o volume ideal é o próprio bebê, que recusa o alimento quando está satisfeito. A mamadeira deve, portanto, conter um pouco de leite ao final da mamada. Se isso não acontecer mais alimento deve ser oferecido, pois pode não ter sido o suficiente.  A oferta é feita em livre demanda como no aleitamento materno, em média a cada 3 a 4 horas. A melhor posição é aquela semelhante à do aleitamento materno, com a criança no colo, a cabeça posicionada próxima ao peito da mãe.

Vejo muitas mães sofrendo por não conseguirem amamentar seus filhos ao seio. Vivemos em um país onde a pressão para o aleitamento materno é forte e aquelas que não conseguem fazê-lo sentem-se culpadas. A estas mulheres gostaria de reforçar que graças à evolução da tecnologia empregada na promoção da saúde seus filhos serão tão saudáveis quanto qualquer outro.

O amor, o carinho e a confiança transmitidos durante o ato de mamar não dependem do tipo de amamentação e sim da atenção, acolhimento e dedicação deste momento.

* Dra. Andrea Hercowitz

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>