Destaques — 20 julho 2012
Amamentação e saúde vias aéreas

O bebê está mamando no peito, tranqüilo, depois dorme por algumas horas, de boquinha fechada, bochechas cor de rosa….acorda resmungando, está com fome! E começa tudo de novo, mama, suga bastante, transpira, sorri pra mãe, e dorme novamente por mais algumas horas…e enquanto isso? o que está acontecendo na saúde e no desenvolvimento da face do bebê?

Enquanto ele mama, com a boquinha colada no peito, a respiração acontece somente pelo nariz!

E antes do ar chegar aos pulmões, passa pelas curvas internas no nariz, e nesse caminho ele é aquecido, filtrado e umidificado….São os pelos nasais que filtram as impurezas, o caminho ondulado que aquece e as glândulas que secretam umidade para o ar que passa poder chegar ao pulmão da forma correta. Isso é muito importante, é uma das funções principais do nariz.

Como a boca não aquece, não filtra e nem umidifica o ar, as crianças que respiram pela boca tem a tendência a ter mais dores de garganta, adenóides crescidas, rinites, alergias, otites.

O mais interessante é que quando a criança mama no peito da mãe, ela exercita um músculo redondinho que fica ao redor da boca, o “orbicular dos lábios” , e por isso quando a criança vai para o bercinho, a boquinha fica sempre fechadinha, e a respiração pelo nariz continua acontecendo!

Então pra concluir, aleitamento natural tem tudo a ver com saúde!

*Liege Ferreira
*Fotos cedidas por Dra Denise Barbosa

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>