Destaques — 19 julho 2012
Vou conseguir amamentar gêmeos?

O organismo da mulher é capaz de produzir leite suficiente para amamentar os filhos nos primeiros seis meses de vida, independentemente de ter um ou mais bebês ao mesmo tempo.

Por incrível que pareça, a lei da oferta e da demanda também funciona neste caso. Quanto mais você der de mamar mais leite produzirá.


O aleitamento materno não tem nenhuma ligação com o número de crianças amamentadas ou com o tamanho do seio. Mães produzem leite para gêmeos, trigêmeos ou mais bebês sem precisar complementar com fórmulas, embora isso requeira tempo e uma boa dose de dedicação.
Para o sucesso da amamentação, dois fatores essenciais são apoio e incentivo, por parte da família, de amigos e dos médicos.

É perfeitamente possível amamentar mais de um bebê, já que quanto mais eles mamam , maior a produção do leite. Portanto, leite não faltará.

Algumas dicas funcionam bem:

  • colocar os 2 bebês simultaneamente ao seio e cantar para eles enquanto mamam;
  • amamentar um de cada vez e aproveitar para conversar com ele individualmente;
  • amamentar primeiro quem acordou primeiro… na realidade, o que vale é o bom senso e o conforto da mamãe. Aos poucos vai ficando claro qual a melhor forma.
Dicas para o dia-a-dia para mamães de gêmeos
Rotina
O principal objetivo nas primeiras semanas é estabelecer algum tipo de rotina, algo que é importante quando se tem um filho só, e fundamental no caso de mais de um. Uma vez que você crie uma rotina, faça de tudo para segui-la.
Alimentação

Quem consegue alimentar os bebês ao mesmo tempo acaba tendo mais horinhas de sono durante a noite. Do contrário, aumenta ainda mais aquela sensação de não fazer mais nada da vida além de dar o peito.

Peça ajuda 

Tente não dar uma de supermulher e aceite ajuda de amigos e familiares, mesmo que seja para uma mão na cozinha.

Sonecas 

Durma quando os bebês dormirem.  Esqueça de tudo o mais que “precisa” ser feito na casa, já que, quando você acordar, as coisas continuarão lá.

Passeios 

Saia de casa, mesmo que seja para um passeio de carrinho com as crianças. Não pense muito e não complique, se não você simplesmente não sai. Respirar um pouco de ar fresco vai fazer bem a todos vocês.

Valorize as vantagens 

Pode ser trabalhoso, assim como é mesmo com um bebê só, até que se pegue o jeito. A vantagem é que gêmeos não costumam ser tão grudados na mãe, porque já estão mais acostumados a esperar pelas coisas e ter a atenção dividida.

Dê um tempo 

Saiba que os primeiros meses são os mais difíceis e que você vai, sim, acabar se acostumando a cuidar deles. Além disso, acompanhar o desenvolvimento das crianças e vivenciar todas as alegrias que elas proporcionam acaba com o tempo, fazendo você esquecer aquelas primeiras semanas mais duras.

* Fonte: www.babycenterbrasil.com

 

Artigos Relacionados

Share

About Author

Marta Meireles

Pequena descrição falando de cada membro (médico ou colaborador) do site.

(0) RComentários dos Leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>